Chuva favorece início da semeadura da soja no PR e em GO
Após um período de seca e temperaturas bastante elevadas, a chuva da Primavera começou a dar sinais. Desde o dia 10 de Outubro, as chuvas retornaram sobre as áreas produtoras de soja do Paraná e de Goiás.
A precipitação colaborou para repor a umidade do solo e, assim as produtoras e produtores rurais do Brasil começam a ligar as máquinas no campo para dar início a semeadura da soja. Veja o vídeo:
Ainda de acordo com os meteorologistas da Climatempo, os maiores acumulados de chuva desta semana devem se concentrar no Centro-Oeste, Norte, Nordeste (especialmente Bahia) e no Rio Grande do Sul.
O mapa abaixo destaca os estados de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, onde os volumes podem ultrapassar os 80 mm ao longo dos próximos dias. É importante mencionar que essas regiões, antes atingidas por uma seca intensa, já começam a dar sinais de recuperação, com as chuvas frequentes da primavera.
Figura corresponde ao acumulado de chuva - período de 14 a 18 de Outubro - Fonte: Climatempo
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!
Leia também: Chuva se espalha sobre as áreas de cana do Brasil
Fim do vazio sanitário marca o início do plantio da soja no RS
Foto: Ezio Machado - Quirinopolis - GO