Furacão e tornado: qual a diferença?
Na semana de 7 a 11 de outubro de 2024, o furacão Milton ganhou muito destaque na imprensa nacional e internacional. Este furacão se formou na região do Golfo do México, perto da península mexicana de Yucatán, e se deslocou para a península da Flórida, no extremo sul dos Estados Unidos, passando sobre áreas muito populosas como a região de Tampa e de Orlando.
Furacão Milton no Golfo do México, 8/10/24 (Fonte: windy.com)
A formação de furacões no Golfo do México não é incomum, mas o que chamou muita atenção dos meteorologistas foi a rápida intensificação da tempestade. Em menos de 24 horas, Milton passou de um furacão de categoria 1 para 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson. A escala Saffir-Simpson é usada para estimar a força de furacões, a partir da velocidade dos ventos que ele pode gerar. Esta escala varia de 1 a 5.
Felizmente, o furacão Milton enfraqueceu enquanto avançava para a Flórida, mesmo assim, tocou o solo dos Estados Unidos como um furacão de categoria 3.
Avisos de tornado
A chuva torrencial, as ressacas e a ventania causadas pelo furacão Milton provocaram muita destruição em diversas regiões da Flórida. A tempestade tocou o solo na Flórida na noite do dia 10 de outubro de 2024. Mas antes do furacão efetivamente chegar ao continente, a população sofreu com a ventania provocada por tornados. O serviço oficial de meteorologia dos Estados Unidos emitiu cerca de 100 alertas de tornado na região da Flórida e mais de 40 foram confirmados.
Tornado grau F5 ocorrido de Elie, Manitoba, Canadá, em 22 de junho de 2007 (Fonte: IStock)
Qual a diferença entre tornado e furacão?
Furacões e tornados são sistemas meteorológicos que causam ventania severa, muita destruição e também perdas de vida. É muito comum fazer confusão entre esses dois fenômenos e até usar os nomes como sinônimos.
Tornados e furacões são fenômenos totalmente diferentes entre si no seu tamanho, aparência, na duração e na forma como atuam.
Entre as poucas semelhanças estão a ventania, chuva e o fato de estarem associados a um centro de baixa pressão atmosférica.
Uma das principais diferenças entre estes dois fenômenos, que estão entre os mais destruidores da atmosfera terrestre, é o tempo de previsibilidade.
É possível prever um furacão com dias de antecedência, dando tempo para que a população se prepare e tome providências para proteger a vida e os bens materiais.
Os meteorologistas conseguem antever uma situação atmosférica com risco de formação de supercélulas, onde nascem os tornados, até com mais de 24 horas de antecedência. Mas saber onde esta supercélula está efetivamente se formando, é uma avaliação de curto prazo, que só se pode fazer com monitoramento no mesmo dia, por algumas horas, com análise contínua de imagens fornecidas por radares e satélites meteorológicos.
Alertas de tornados para uma determinada área são emitidos com meia hora de antecedência.
As duas fotos abaixo mostram um tornado e um furacão e assim, uma ao lado da outra, é fácil ver que são fenômenos completamente diferentes. Um está no solo e outro no céu!
Furacões e tornados são fenômenos meteorológicos causadores de destruição severa, mas são completamente diferentes um do outro (Fonte: Climatempo)
Atenção!
Quando você pesquisar na internet o desenho esquemático de um tornado, a imagem sempre deve ser parecida com um funil, como um cone de temaki ou de casquinha de sorvete.
Já o furacão deve ser arredondado, com pontas alongadas, como se fossem braços, parecido com as imagens de galáxias.
Confira no infográfico algumas diferenças entre um furacão e um tornado
Algumas diferenças entre um furacão e um tornado (Fonte: Climatempo)