Temporal pode paralisar semeadura do feijão no Sul
O feijão primeira safra no Brasil atingiu 15,4 % da área semeada. No Paraná, a semeadura ultrapassa a metade da área prevista. Em Santa Catarina, a semeadura avança em todas as regiões. As lavouras apresentam desenvolvimento inicial satisfatório e não há registros de problemas com a sanidade.
Foto: Getty Images
No Rio Grande do Sul, o plantio segue em todas as regiões produtoras. No Alto Uruguai e no Planalto Médio o trabalho está na reta final, enquanto no sul do estado e na Depressão Central ainda não alcançaram 50% do total previsto para essas áreas.
A preocupação agora está associada as chuvas desta semana que podem paralisar os trabalhos em campo.
Tempo chuvoso pode paralisar os trabalhos
Nesta quarta-feira (09/10), a chuva deve começar cedo no norte do Rio Grande do Sul, onde há possibilidade de temporais e precipitações mais volumosas ao longo do dia. Em Porto Alegre, o dia será marcado pela intensa nebulosidade no céu acompanhadas de fortes rajadas de vento – independentemente da chuva – na região ao longo do dia. As temperaturas não devem apresentar elevação significativa, mantendo assim o Clima ameno.
Na quinta-feira (10/10), o tempo permanece instável sobre norte gaúcho. Nessa região, mantém o risco elevado para temporais no decorrer das horas, que podem vir seguidos por rajadas de vento e raios. Nas demais áreas do centro e sul gaúcho, ainda há condições para chuva localizada, mas que não deve adquirir forte intensidade. Temperaturas seguem mais amenas em todo território gaúcho.
Na sexta-feira (11/10), uma área de baixa pressão se desloca sobre o estado e reforça as instabilidades em todo o Rio Grande do Sul. Dia de muita chuva em toda região, com destaque para temporais e volumes expressivos em praticamente todo RS. Áreas da campanha gaúcha e municípios próximos à Lagoa dos Patos/RS com atenção para volumes expressivos em um curto espaço de tempo, ainda entre o período da madrugada e manhã.
Veja o mapa com acumulado de chuva até o dia 12 de Outubro:
Figura 1- Acumulado de chuva entre 07 de outubro e 12 de outubro de 2024. Fonte: Climatempo
Plantio finalizado em São Paulo
Em São Paulo, o plantio foi finalizado e as lavouras mais precoces já estão em fase de maturação.
Temperatura alta e nada de chuva impactam colheita da batata