Belo Horizonte à espera da chuva

Após o recorde de calor para 2024, por 2 dias consecutivos, Belo Horizonte terá um pequeno alívio nesta sexta-feira no sábado. A temperatura tem uma ligeira queda com a entrada de ventos frescos, de origem polar, após a passagem de uma frente fria que está se deslocando agora pelo Espírito Santo. Mas esse alívio será por pouco tempo.

 

No domingo de eleições, Belo Horizonte terá predomínio de sol e bastante calor, com temperatura novamente passando dos 30°C.

 

 

Novo recorde de calor em Belo Horizonte

 

Com a temperatura de 35,2°C, Belo Horizonte estabeleceu um novo recorde de calor para 2024, pelo segundo dia consecutivo. O recorde anterior de maior temperatura em 2024 era de 34,8°C, na tarde de 2 de outubro.

 

 

Foto: Belo Horizonte (MG), por Vanessa Gehn

 

A grande pergunta, no entanto, é quando vai chover em Belo Horizonte.  Já foram duas frentes frias, em menos de 15 dias, que provocaram só um aumento da nebulosidade, mas nada de chuva.

  

Nesta quinta-feira,  3 de outubro, Belo Horizonte completou 167 dias sem chuva. A última vez que choveu forte na região da capital mineira foi entre os dias 18 e 19 de abril, quando o Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca de 50 mm.

 

 

Nova frente fria à vista

 

A longa seca na região de Belo Horizonte poderá ser interrompida com a passagem de uma nova frente fria no fim da próxima semana. Esta frente fria deve conseguir avançar com força sobre o Brasil e organizar um corredor de umidade sobre o interior do Sudeste facilitando a formação de nuvens de chuva no interior desta Região.

 

Assim como a região de Belo Horizonte, a maioria das áreas de Minas Gerais e também do interior de São Paulo estão vivendo o drama da seca e do alastramento dos incêndios por causa da falta de chuva prolongada. 

 

Em 2023,  Belo Horizonte teve alguns eventos de chuva fraca em agosto e em setembro,  mas a chuva só voltou com força irregular durante o mês de outubro.