Instabilidade marca o final de inverno no Sudeste

O último fim de semana do inverno promete ser marcado por tempo instável em boa parte do Sudeste, com a primavera começando a dar sinais em várias regiões do Brasil. A combinação de alguns sistemas meteorológicos será responsável por influenciar as condições de tempo, trazendo chuva e variações de temperatura.

 

Frente fria e cavado: instabilidade aumenta no Sudeste

 

O sistema que intensificou a chuva nos estados do Sul avança e deve provocar chuvas em áreas do Sudeste. A frente fria, que já deixou amplas instabilidades na região Sul, começa a se mover e aumenta as chances de chuva a partir da sexta-feira, especialmente na faixa sul do estado de São Paulo. Nessa área, são esperadas chuvas de moderada a forte intensidade.

Figura 1 - Atenção para chuva de moderada a forte intensidade. Fonte: Climatempo

 

Além disso, o cavado — uma área alongada de baixa pressão — será o principal responsável por conduzir essas chuvas para o leste de São Paulo, incluindo a capital paulista. No sábado, o cavado avança sobre o Sudeste, intensificando a chuva. O destaque fica para a faixa sudeste de Minas Gerais e o oeste do Rio De Janeiro, onde há alerta para temporais, assim como no extremo sudeste de São Paulo. As áreas marcadas em amarelo no mapa indicam a chegada de chuvas de moderada a forte intensidade ao longo do sábado.

 

Figura 2 - Risco de temporais para sábado. Fonte: Climatempo.

No domingo, as pancadas de chuva continuarão atingindo amplas áreas do Sudeste, com destaque para a capital paulista e as regiões norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e oeste do Rio de Janeiro.

 

Tendência de calor na primavera

 

Apesar da chuva prevista para este fim de semana, a próxima semana terá a volta das temperaturas elevadas. Uma massa de ar quente voltará a predominar, trazendo uma semana de calor para todas as áreas do Sudeste. É importante ressaltar que a primavera marca o aumento da incidência de radiação solar, devido ao alongamento dos dias e à maior inclinação da Terra em relação ao Sol, o que eleva as temperaturas.

 

Além disso, a primavera representa a transição do período seco para o chuvoso em muitas regiões do Brasil, com o retorno das chuvas impulsionado pela umidade vinda das frentes frias. A estação, portanto, promete trazer um cenário de calor e chuvas recorrentes, principalmente nas regiões mais afetadas pela instabilidade deste final de semana.