Como será a primavera 2024 no estado de São Paulo

A primavera de 2024 terá início às 9h44 de 22 de setembro. Diferente do ano passado, quando a estação teve influência do El Niño, a primavera deste ano terá um fenômeno La Niña se desenvolvendo no decorrer da estação. A previsão, até o momento, é de um de La Niña fraco.

 

Os efeitos do La Niña serão mais notados em novembro e em dezembro, aumentando as condições para chuva em áreas do Sudeste.

 

Os corredores de umidade devem se organizar no fim de novembro e é possível que haja a formação de eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em dezembro.

 

A chance de formação de ZCAS este ano é maior do que no mesmo período do ano passado.

 

 

Primavera 2024 no estado de São Paulo (Foto: André C.)

 

Uma característica básica da primavera é o aumento do calor. O Hemisfério Sul tem naturalmente um aquecimento maior porque ocorre um aumento da insolação. Isso quer dizer que o número de horas de sol para aquecer o ar vai aumentando cada vez mais até o fim da estação. Assim, o predomínio de dias quentes é normal durante a primavera. Recordes de calor, temperaturas extremas também são comuns nesta estação e grande parte do Brasil.

 

Mas vale lembrar que esta primavera, como no ano passado, acontece em um ambiente planetário mais quente. O ano de 2024 também vem batendo recordes de calor na atmosfera e no oceano, como aconteceu em 2023.

 

 

Primavera 2024 na Grande São Paulo

 

Na Grande São Paulo, a primavera começa quente e com pouca chuva.  Para o domingo, 22 de setembro, primeiro dia da estação, o calor deve ser intenso e algumas pancadas de chuva esporádicas poderão ocorrer a partir da tarde.


De forma geral, a primavera na região da Grande São Paulo terá calor dentro a um pouco acima do normal e o volume de chuva na estação como um todo deve ficar próximo da normalidade. 


A a chuva de outubro ainda será bastante irregular, mas pode ocorrer eventos de chuva forte. As pancadas de chuva devem ganhar regularidade em novembro. Estes dois meses devem terminar com chuva dentro da média normal. Em dezembro, a Grande São Paulo deve receber um pouco mais de chuva do que a média, com o estado de São Paulo sentido a influência de corredores de umidade que se organizam sobre a Região Sudeste.


Confira as médias normais de precipitação e de temperatura na cidade de São Paulo, conforme cálculos do Instituto Nacional de meteorologia para o períodos de 1991 a 2020 (valores aproximados)


Outubro

Precipitação: 127 mm

Temperatura máxima média: 26°C

Temperatura mínima média: 16°C


Novembro

Precipitação: 144 mm

Temperatura máxima média: 27°C

Temperatura mínima média: 17°C


Dezembro

Precipitação: 231 mm

Temperatura máxima média: 28°C

Temperatura mínima média: 19°C

 

 

Primavera 2024 no estado de São Paulo

 

Outubro


Para o mês de outubro, a previsão é de chuva dentro a um pouco acima da média no sul e extremo norte de São Paulo. O centro-oeste do estado deve ter menos chuva do que a média normal. A chuva deve acontecer especialmente na forma de pancadas que tendem a ficar mais regulares no decorrer da segunda quinzena do mês. Em relação ao ano passado, o volume de outubro de 2024 chuva deve ser menor.

 

A passagem de frentes frias durante o mês de outubro não deve causar grande resfriamento no interior paulista. Ainda há possibilidade de onda de calor preferencialmente na primeira quinzena do mês. 

 

Na região de Ribeirão Preto, a chuva de outubro deve privilegiar as áreas próximas da divisa com o Triângulo Mineiro. A região de Franca deve terminar o mês com um pouco mais de chuva do que média para o mês. ter chuva mais frequente do que as outras áreas do Norte de São Paulo.

 

Na região de Campinas e de São Carlos, a chuva de outubro deve ficar dentro da média para o mês.

 

A temperatura deve ficar um pouco acima da média em todo o estado de São Paulo.


Novembro

 

Em novembro, as pancadas de chuva serão mais frequentes do que em outubro. O volume de chuva na maioria das regiões do estado de São Paulo deve ficar dentro da média para o mês, incluindo a Grande São Paulo, o litoral, a região de São Carlos, de Campinas e de Sorocaba. 

 

O Vale do Paraíba, a Mantiqueira e o norte do estado de São Paulo devem receber um pouco mais de chuva do que o normal no decorrer do mês, com pancadas de chuva mais frequentes e volumosas.


Com a chuva acontecendo com maior regularidade, já não teremos tantos eventos de ar extremamente seco e de fumaça.

 

Em relação à temperatura, a previsão é de que em novembro seja mês com temperaturas dentro da média no centro, sul e leste do estado de São Paulo. Áreas no norte e centro-oeste terão um pouco mais de calor do que o normal.


Dezembro

 

Para o mês de dezembro a previsão é de que todo o estado de São Paulo tenha um pouco mais de chuva do que a média. Isso significa que será um mês com chuva mais frequente, já com a contribuição de organização de corredores de umidade e até a possibilidade de um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul.

 

Um aumento da chuva e da nebulosidade a temperatura em dezembro deve ficar dentro da média em todas as áreas do estado de São Paulo.