Brasil ainda tem pouca umidade e muito calor nesta quinta
O Brasil continua quente, seco e com pouca chuva nestes últimos dias do inverno de 2024. Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a chuva no país se restringe a poucas áreas do Sul, do Norte e da costa leste do Nordeste.
A aproximação de uma nova frente fria e a circulação horária dos ventos em níveis médios da atmosfera vão aumentar as condições para chuva e vento fortes sobre o Rio Grande do Sul. É alto risco de temporais em algumas áreas do estado.
Calor acima de 40°C e níveis de umidade no ar abaixo dos 20% vão continuar sendo observados em áreas do Centro-Oeste, do interior do Nordeste e do Norte do Brasil. O calor de quase 40°C e ar muito seco também ocorrem em áreas do interior de São Paulo e de Minas Gerais.
Brasil ainda tem pouca umidade e muito calor nesta quinta
Previsão do tempo para o Brasil para quinta-feira - 19/09/24
Região Sul
Na quinta-feira, volta a chover em várias áreas da Região Sul do país. A aproximação de uma frente fria e a passagem de instabilidades (associadas a um cavado meteorológico na média atmosfera) provocam pancadas de chuva sobre o RS, SC e PR. Ainda no período da manhã, há previsão de pancadas sobre o oeste, noroeste e norte gaúcho, oeste catarinense, sul, centro-leste do Paraná e na Grande Curitiba. No decorrer do dia, a chuva se espalha sobre o RS, e deve chegar na Grande Porto Alegre à noite.
Na região dos vales gaúchos, na região metropolitana de Porto Alegre, norte e noroeste do RS, no oeste catarinense e centro-sul do PR, há risco de chuva de moderada a forte, com raios e rajadas de vento moderadas a fortes
Alerta para temporais na região das Missões e na região central do RS.
Alerta especial de perigo de risco alto para temporais com granizo na Campanha Gaúcha, no sul, no centro e oeste/noroeste do RS. Além da chuva volumosa, as rajadas de vento podem chegar aos 90 km/h.
O vento também se intensifica no litoral gaúcho, com possibilidade de rajadas entre 71 e 90 km/h - independente de chuva - ao longo do dia.
Regiões Sudeste e Centro-Oeste
O tempo seco e o calor predominam no Sudeste e no Centro-Oeste do país nesta quinta-feira. Risco para novos focos de incêndios permanece elevado nas duas regiões.
Só tem previsão de um pouco de chuva no litoral do ES, onde a circulação marítima de ventos estimula a formação de muitas nuvens, que podem provocar chuva fraca e isolada, principalmente no litoral norte do estado.
Destaque para temperaturas em elevação e aumento da sensação de calor nas duas regiões.
O calor acima dos 40°C volta a ser observado em várias áreas de MT, MS e GO. Mas temperaturas pouco abaixo dos 40°C também devem ocorrer no oeste e norte de SP e de MG.
Cuiabá, capital de MT, deve ser um dos locais mais quentes do Brasil nesta quinta-feira, com temperatura máxima acima de 40ºC
Na Grande São Paulo e no Grande Rio, a última quinta-feira do inverno de 2024 é com predomínio de sol e algumas nuvens. As temperaturas voltam a se elevar de maneira mais expressiva ao longo do dia. Há possibilidade de névoa ao amanhecer em algumas áreas da região metropolitana de São Paulo.
Outro destaque importante no Centro-Oeste e no interior do Sudeste é a baixa umidade do ar, com níveis abaixo dos 20% em muitos locais das duas regiões.
A capital do país, Brasília/DF deve registrar mais um dia de temperaturas elevadas e predomínio de ar seco. A umidade deve ficar abaixo dos 20%. Risco para novos focos de incêndios permanece elevado.
Região Nordeste
No Nordeste, a infiltração marítima também segue favorecendo a ocorrência de chuva fraca em vários locais da costa leste da região. A chuva pode ser moderada entre o litoral de Alagoas e de Pernambuco. A chuva enfraquece, mas continua no extremo sul da Bahia. (a região de Caravelas, no litoral sul da Bahia acumulou 53 mm entre 20h da terça e 20h desta quarta-feira, 18/9).
Já pelo interior do Nordeste e na costa norte da região, a condição de tempo seco e quente ainda predomina.
Os níveis de umidade do ar ficam abaixo dos 20% em muitos locais. Temperaturas na casa dos 40°C podem ocorrer no oeste da BA, no interior do PI e do MA.
Região Norte
A maioria das áreas da Região Norte continua com tempo seco e muito quente. Nuvens carregadas crescem sobre o AM, RR e no sudoeste do PA, e provocam algumas pancadas de chuva localizadas durante o dia.
A umidade do ar volta a atingir níveis críticos no sudeste do PA, em praticamente todo TO e no extremo sul de RO, com índices abaixo dos 20%, cenário que favorece a expansão de focos de queimada.
O estado do TO deve ser novamente uma das áreas mais quentes no país, com temperaturas acima dos 40°C em muitos locais, incluindo a capital, Palmas.