Onda de frio deve terminar mais cedo

O ar polar que veio na retaguarda desta última frente fria reforçou o frio em vários estados do centro-sul do país. Agora, os modelos de previsão já indicam uma redução no frio já a partir do começo da próxima semana. Aos poucos o centro deste ar mais frio vai começar a se afastar do Brasil, isto, já no domingo, 14 de julho. Com isto, o início da próxima semana já vai ser marcado novamente por temperaturas um poucos mais altas, sem frio intenso.

 

Massa de ar frio perde força em boa parte do Sudeste

 

Em nova atualização dos modelos meteorológicos, a massa de ar frio que atinge boa parte do Brasil perderá intensidade neste final de semana. A previsão indica que essa tendência continuará até o dia 14 de julho, com a massa de ar frio saindo de cena em boa parte da região sudeste. A atuação da massa deve se limitar apenas à faixa sul e leste do estado de São Paulo e à faixa litoral sul do Rio De Janeiro. Essa mudança deve trazer alívio para a população, que enfrentava uma queda significativa nas temperaturas nos últimos dias.

 

Figura 1- Nova onda de frio entre o dia 12 e 16 de julho de 2024.

 


Impactos nas regiões

 

Os efeitos mais severos desta massa de ar polar serão sentidos até domingo, com o frio mais intenso concentrado principalmente sobre a faixa oeste e sul do Mato Grosso do Sul, o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o extremo norte do Rio Grande do Sul. Nessas regiões, as temperaturas mínimas devem cair entre 5ºC e 7ºC abaixo das médias históricas para julho. Para as áreas entre o litoral do Rio de Janeiro e o extremo sul do Rio Grande do Sul, a queda nas temperaturas será um pouco menos acentuada, variando entre 3ºC e 5ºC nos próximos dias.


Previsão geral

 

De maneira geral, a queda nas temperaturas deve continuar ao longo do final de semana. No entanto, a boa notícia é que essa condição deve durar menos do que o inicialmente previsto, trazendo um rápido retorno às temperaturas mais habituais para essa época do ano em muitas partes do Brasil. Importante reforçar, que esta foi uma das primeiras vezes que sentimos frio de inverno pra valer com temperaturas até abaixo de 0ºC em várias regiões entre RS e SC! Mas a tendência é que julho termine ainda com temperaturas acima da média em boa parte do Brasil