Primeira ZCAS de 2023 coloca em alerta Sudeste e Centro-Oeste
Com um fluxo de umidade vindo das regiões tropicais bem estabelecido em aproximadamente 1500 km de altitude, sistemas de alta atmosfera configurados como a Alta da Bolívia e o Vórtice Ciclônico do Nordeste (VCAN), a primeira Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2023 se configura no Brasil central.
Chuva volumosa de Norte ao Sudeste
Desde Rondônia, passando por Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, um potente corredor de umidade forma nuvens bastante carregadas e a chuvarada se intensifica até o próximo final de semana. Acumulados de 100 mm a 200 mm são previstos em diversas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil em um período de cinco dias.
Alerta máximo para a Zona da Mata Mineira e para a Serra Fluminense com chuva persistente, intermitente e muito volumosa, capaz de gerar deslizamentos e transtornos.
Configuração da ZCAS e chuva volumosa em Goiás e Minas Gerais.
Destaque para mais chuva e com grandes volumes de água ainda no Centro-Oeste, Sudeste, no Norte e também na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) neste final de semana.
Até o dia 9 de janeiro de 2023 são esperados entre 100mm e 200mm entre Minas Gerais, Rio De Janeiro e o sul do Espírito Santo, em Goiás, no sul do Amazonas e do Pará, segundo as simulações numéricas de previsão do tempo.
Com toda essa chuvarada atingindo áreas que já estão com solo muito úmido, ainda há um amplo potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e de encostas e inundações no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil.