Chuva pode causar impactos para o setor de construção e mineração

 

Os próximos dias serão marcados por grandes mudanças no tempo sobre o Brasil e uma frente fria vai marcar a virada de quinzena neste mês de maio, trazendo chuva intensa em muitas áreas do centro-sul do país, um alerta para setores com atividade a céu aberto, como o setor de Construção e Mineração.

 

Onda de frio: Neve em maio?


Na costa norte do Brasil, o risco para temporais ainda segue elevado em muitos estados pelo menos até a próxima semana. Há risco para chuva com grandes volumes acumulados e com muitos raios, inclusive no Pará, um dos principais estados brasileiros de produção mineral.

 

 

Os temporais acontecem já no sábado(14) em muitas áreas de Mato Grosso do Sul, parte do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo. Com o deslocamento de uma frente fria, algumas rajadas de vento também são previstas.

 

No domingo(15) a chuva fica concentrada no Paraná, parte de Mato Grosso do Sul, as áreas de São Paulo que fazem divisa com o Paraná e se espalhando cada vez mais sobre as regiões paulistas. A chuva também irá atingir o sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Belo Horizonte, interior do Rio De Janeiro e do Espírito Santo.

 

Essa frente fria vai aumentar as condições de chuva em várias áreas de Minas Gerais e até no sul da Bahia no início da próxima semana.

 

Neste período, entre o fim de semana e o começo da próxima semana, as rajadas de vento podem alcançar os 60km/h em algumas regiões do centro-sul do Brasil, apresentando perigo para o setor de Construção, pois grande parte das obras ocorrem a céu aberto, podendo provocar queda de objetos, entre outros. As áreas costeiras devem sentir rajadas mais intensas. O período entre quarta(18) e quinta-feira(19) deve ser marcado por ventos intensos entre o litoral de Santa Catarina, São Paulo e o Rio de Janeiro.

 

Raios em maio

Entre os seis estados com maior incidência de raios neste mês de maio, até o momento, estão:

 

Pará - 85.391;

Amazonas - 62.136;

Maranhão - 24.817;

Paraná - 10.479;

Tocantins - 13.718;

Minas Gerais - 4.788.

 

Monitoramento com o SMAC 

Para monitorar as condições de chuva, vento e raios, a Climatempo possui o SMAC.  A plataforma é uma excelente opção para aumentar o ganho operacional das empresas, evitar perdas devido ao mau tempo e garantir a segurança dos trabalhadores em campo. Os alertas são georreferenciados e enviados com até 1h de antecedência, para chuva, raios e vento forte.

 

Para mais informações sobre a vertical Climatempo Construção e Mineração, acesse nossa página e tenha acesso ao nosso portfólio.

 

Leia mais notícias para o setor