Primeiro fim de semana de outubro será com temporais no Sudeste
Foto: IStock
Uma frente fria começa a avançar sobre o Sudeste do Brasil nesta quarta-feira e, além disso, a circulação de ventos e uma nova frente fria vão contribuir para a formação de nuvens muito carregadas ao longo do próximo fim de semana. Há previsão para temporais em algumas regiões e com altos volumes acumulados de chuva.
Os meteorologistas alertam para o risco de raios, trovoadas, rajadas de vento e até granizo em algumas localidades.
Acompanhe o mapa de chuva acumulada no nosso site!
São Paulo
São Paulo já recebe pancadas de chuva, de forma isolada, nesta quarta-feira. Na quinta(30) a chuva dá uma trégua, mas na sexta, com a aproximação da segunda frente fria da semana, as condições de chuva aumentam novamente. A chuva deve ser mais generalizada e intensa ao longo do fim de semana. Na sexta as condições para temporais são maiores nas áreas próximas ao Paraná e ao longo do fim de semana a chuva se espalha e também pode vir em forma de temporal na região da Grande SP e nas demais áreas do estado. Há condições para grandes volumes de chuva em um curto período de tempo. Atenção também com as rajadas de vento que podem chegar aos 60km/h no estado.
Rio de Janeiro
O Rio De Janeiro recebe pancadas de chuva já nesta quarta e com alto potencial para temporal na Região Serrana. A chuva se estende até a manhã de quinta-feira, porém no decorrer do dia, a tendência é de diminuição.
Entre a sexta e o fim de semana, as condições para chuva aumentam novamente e há expectativa para chuva moderada a forte, com raios e com rajadas de vento, inclusive no Grande Rio. Neste período entre quarta e domingo, os maiores volumes são previstos para a Região Serrana e as áreas que ficam próximas ao estado de Minas Gerais.
Minas Gerais
As pancadas de chuva vão ficar concentradas principalmente no centro-sul do estado ao longo dos próximos dias. Há condições para pancadas de chuva forte, com raios e ventania nestas áreas, inclusive em Belo Horizonte. Os maiores volumes são previstos sobre a região da Zona da Mata Mineira e as cidades do sul do estado.
Lembrando que os temporais já atingiram BH nos últimos dias. As tempestades também foram motivo de atenção no Alto Paranaíba, pois o granizo trouxe muitos prejuízos para as lavouras.
Espírito Santo
A chuva só vai atingir as cidades do centro-sul do estado até o próximo fim de semana. Não dá para descartar o risco de chuva moderada a forte, inclusive em Vitória, mas serão pancadas mais isoladas em relação às demais áreas do Sudeste. A chance de chuva é maior na quinta e no sábado.