São Paulo esquenta e calor bate recorde nesta segunda-feira
Foto: iStock
O calorão ganhou força sobre o estado de São Paulo nesta segunda-feira (20), e a capital paulista bateu um novo recorde de calor para o ano de 2021. De acordo com dados da estação meteorológica automática do INMET, no Mirante de Santana, a temperatura máxima chegou 35,6ºC na cidade. Na estação convencional, a máxima foi de 35,7ºC. O recorde anterior era de 34,1ºC, registrado no dia 30 de janeiro.
A temperatura máxima desta segunda-feira foi a mais alta na capital paulista desde o dia 30 de setembro de 2020, quando os termômetros chegaram a 37,1ºC (segunda maior temperatura registrada na estação do Mirante de Santana em 77 anos, desde o início das medições).
Além do calor, a umidade relativa do ar também ficou muito baixa, com apenas 19% no Mirante de Santana, o que já caracteriza situação de alerta. A qualidade do ar também ficou comprometida na cidade, com índices que variavam de moderado a ruim nas estações da CETESB.
Confira a previsão completa para os próximos 15 dias em São Paulo
Inverno termina com chuva e ventania em São Paulo
Nesta terça-feira (21), uma frente fria associada a um ciclone extratropical avança pela costa de São Paulo. A madrugada e manhã ainda serão muito abafadas na capital, e as temperaturas ainda sobem bastante no início da tarde, com máxima prevista de 33ºC. A partir do meio da tarde, a nebulosidade aumenta e ocorrem fortes rajadas de vento, que podem chegar a 65km/h. No período da noite, volta a chover na capital paulista, com moderada a forte intensidade.
Até o fim da semana, a nebulosidade irá persistir na cidade de São Paulo, e as temperaturas caem de forma significativa, especialmente entre quarta e quinta-feira.
A primavera começa oficialmente nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, às 16h21 (horário de Brasília). Saiba como será a estação no Sudeste do Brasil.