Alerta para chuva volumosa e ventos fortes no Sul do Brasil

Foto: Rafael Damasceno. Paranaguá/PR.

 

A terça-feira, 14 de setembro, começou com temporais entre o norte gaúcho, sudoeste, sul e pontos do leste do Paraná, e o estado de Santa Catarina. Há registros de rajadas de vento de mais de 80km/h nos três estados da Região Sul, além de muitos raios e potencial para mais queda de granizo, que já foi bem presente ontem sobre o Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. Tudo isso se deve a uma frente fria que se formou no sul do país associada a um ciclone extratropical.

 

 

 

Confira os maiores volumes de chuva em 24 horas(3h de 13/09 até 3h de 14/09), de acordo com o INMET:

 

Encruzilhada do Sul(RS): 87,6mm
Canguçu(RS): 83,4mm
Jaguarão(RS): 74,8mm

 

Confira os maiores volumes de chuva em 24 horas(3h40 de 13/09 até 3h40 de 14/09), de acordo com o Cemaden:


Encruzilhada do Sul(RS): 90mm
Canguçu(RS): 83mm
São Lourenço do Sul (RS): 80mm
Camaquã(RS): 78mm
Alvorada(RS): 75mm
Porto Alegre(RS):73mm
Viamão(RS): 70mm
Pelotas (RS): 70mm
Venâncio Aires(RS): 70mm

 

Granizo

Na segunda-feira, 13 de setembro, houve registro de granizo em Porto Alegre(RS) no início do dia, em Arroio do Tigre(RS) pela manhã, em Alegrete (RS) à tarde, no final da tarde em São Borja(RS), em Soledade (RS), em Araricá(RS) e em Santo Ângelo (RS) à noite. Em Santa Catarina, houve registro de granizo em Jacinto Machado, no Litoral Sul, à tarde.

 

Alerta para mais temporais persiste no Sul do Brasil

A frente fria associada ao ciclone extratropical avança nesta terça-feira (14) e espalha as instabilidades sobre o Sul do país. 

 

O tempo segue bastante carregado no estado do Rio Grande do Sul. Há risco de tempo severo, chuva volumosa, vendaval e eventual queda de granizo, principalmente na região norte e noroeste do estado.


Atenção! Os volumes extremamente elevados podem provocar transbordamento dos rios e deslizamento de encostas.

 

Chuva avança para mais áreas da Região

Nesta terça-feira o tempo também fica instável sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná. Há risco para temporais em Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná. A chuva  será bem significativa com altos acumulados e mais uma vez há potencial para queda de granizo.

 

Ventos fortes

São previstas rajadas de vento por todo o interior do Paraná e de Santa Catarina e norte do estado do Rio Grande do Sul. As rajadas podem vir com forte intensidade em torno dos 50 a 70 km/h ao longo desta terça-feira (14).