Áreas de temporais crescem sobre o Sul e chuva chega ao MS
Foto: Caxias do Sul (RS), por Paulo Veiga Oliveira
Nebulosidade sobre o Brasil
Uma grande área de baixa pressão atmosférica se intensifica entre o Brasil, o Paraguai e Argentina gerando nuvens muito carregadas que estão se espalhando sobre o Sul do Brasil.
Outras nuvens de chuva se formaram em vários locais da Região Norte e sobre o Maranhão.
Mas o ar seco ainda predomina sobre o país deixando quase todo Brasil com pouca nebulosidade e sem condições para chuva.
Previsão do tempo para 25/08/2021 - quarta-feira
Essa quarta-feira é de alerta para temporais na Região Sul do Brasil. As nuvens carregadas que crescem sobre a Região provocam muita chuva o dia todo sobre o Rio Grande do Sul.
É nesse estado que vão ocorrer os maiores volumes de chuva, que podem causar alagamentos nos centros urbanos.
Em Santa Catarina, no centro-sul e oeste do Paraná, as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite e há risco de chuva forte. Por enquanto, não há previsão de chuva para o norte e para o leste do Paraná.
Alerta de chuva volumosa no Paraná e de temporais em Santa Catarina
Na Região Centro-Oeste, áreas de instabilidade chegam ao sul de Mato Grosso do Sul provocando pancadas de chuva a partir da tarde. Pode chover e ventar forte. Mas nas demais áreas do Centro-Oeste e em toda Região Sudeste do país, o predomínio ainda é de ar seco e muito quente. O sol fica forte o dia todo e não há condições para chuva.
O calor é intenso e chega aos 41°C na região de Cuiabá, com chance de novo recorde. São Paulo pode ter o dia mais quente para Agosto, desde 1943.
Chuva à vista para a Região Sudeste
Na Região Nordeste do Brasil, o sol e o tempo seco predominam. Mas há condições para pancadas de chuva no litoral, na Zona da Mata e no Agreste, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. No Maranhão, ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde no centro, norte e oeste do estado.
Para a Região Norte do Brasil, a previsão é de sol e pancadas de chuva à tarde e à noite no Acre, no Amazonas, em Roraima, no Amapá, e em quase todo o Pará. O extremo sul do Pará, Tocantins e Rondônia ficam sem chuva.
Alertas meteorológicos para 25/08/2021
Alerta especial: situação de perigo para o alto risco de tempestades, com grandes volumes de chuva e risco de queda de granizo no centro, oeste, sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre.
Alerta para temporais no norte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e risco de vento forte no centro-sul de Santa Catarina, no sul e oeste do Paraná, no sul de Mato Grosso do Sul, no noroeste do Amazonas, em Roraima, no centro-norte do Amapá, no litoral do Pará e do Maranhão.
Alerta para rajadas de vento com até 80 km/h no sul de Mato Grosso do Sul, no oeste e sul do Paraná e de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.
Atenção para rajadas de vento com até 65 Km/h no litoral Norte do Rio De Janeiro, na Grande Vitória e no litoral sul do Espírito Santo.
Situação de emergência para o ar extremamente seco, com nível de umidade relativa abaixo de 12% no Norte do Paraná, no centro-oeste e noroeste de São Paulo, no sul de Goiás, no centro, leste, morte e oeste de Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso.
Alerta para o ar muito seco, com o nível de umidade relativa entre 12% e 20% no centro, leste, sul e norte de São Paulo, no sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no noroeste de Minas Gerais, nas demais áreas de Goiás e Mato Grosso, no Distrito Federal, no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí e no Tocantins