Rio Grande do Sul em perigo para tempestades

Foto de André C., Porto Alegre (RS)

 

A circulação de ventos na média atmosfera e os ventos marítimos em superfície ajudam a deixar o tempo instável no Rio Grande do Sul já nesta terça-feira. Além disso, uma nova baixa pressão começa a se formar e tende a se intensificar no decorrer do dia. O estado gaúcho deve se preparar para temporais nos próximos dias!

 

Já chove em várias áreas gaúchas e até com registro de raios. Entre a manhã de segunda e a manhã de terça(24), volumes entre 20 e 50mm já foram acumulados nas áreas mais ao sul do estado.

 

Imagem de Satélite GOES-16 - Canal 13

 

Para esta terça já há condições de temporais localizados no centro-sul e oeste gaúchos (chuva forte, raios, granizo e fortes rajadas de vento, de 50 a 70 km/h). 

 

Rio Grande do Sul em perigo para tempestades

Na quarta-feira, 25 de agosto, o sistema de baixa pressão se desloca sobre o Rio Grande do Sul e avança para o oceano no decorrer do dia, dando origem a uma nova frente fria.

 

A instabilidade aumenta ainda mais no Rio Grande do Sul e a situação é de perigo para temporais. A chuva será frequente e generalizada novamente no centro-sul e oeste gaúchos, inclusive na Grande Porto Alegre, com altos volumes acumulados. Além disso, a chuva vem acompanhada de raios e fortes rajadas de vento em alguns momentos, de 60 a 80 km/h. Também não se descarta a possibilidade de granizo. As demais áreas gaúchas ficam no alerta para temporais isolados.

 

A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, destelhamentos e queda de galhos ou até mesmo de árvores.

 

Na quinta-feira o ar seco de origem polar começa a avançar pelo sul gaúcho e a tendência é que até o fim de semana o tempo volte a ficar firme. O destaque no fim da semana será a queda de temperatura, que pode favorecer o risco de geada.

 

Temporais em Santa Catarina e Paraná

Santa Catarina e Paraná também ficam com o tempo instável nos próximos dias. Na quarta-feira não chove no norte e leste do Paraná, inclusive em Curitiba, mas nas demais áreas também chove com moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento. As rajadas podem se aproximar dos 80km/h.


Na quinta os temporais atingem principalmente áreas do sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná. Entre a sexta e o fim de semana há expectativa para tempestades, que podem gerar um grande volume de chuva no norte e leste do Paraná. A situação é de alerta.

 

Temperaturas

Com o excesso de nuvens e chuva e com a entrada dos ventos mais frios, as temperaturas já caíram bastante no Rio Grande do Sul, em relação ao fim de semana. Com a entrada do ar polar, a tendência é que a queda seja ainda mais acentuada a partir de quinta-feira. Vai esfriar nos três estados do Sul do Brasil nos próximos dias. As madrugadas serão mais geladas e não dá para descartar a chance de geada na Campanha Gaúcha na madrugada de sexta-feira(27).

 

Confira a previsão para a sua cidade no campo de busca do nosso site!