Nordeste quente e seco
Foto: iStock
Uma massa de ar quente e seco segue atuando em grande parte no país e impedindo a formação de nuvens carregadas no interior Nordestino. Nesta sexta-feira (20), o sol segue predominando nestas áreas e o tempo segue firme e seco, por todo o oeste baiano, centro e sul do Piauí e Ceará. A umidade relativa do ar segue abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia nestas áreas.
Falta de chuva contribui para o aumento nos focos de queimada
O estado do Maranhão lidera o ranking nordestino com 5.481 focos, segundo o satélite Aqua_Tarde. Isso representa 8,4% dos focos de queimadas de todo o Brasil. Em seguida, vem a Bahia com 3.541 focos, 5,5% do total nacional.
Quando olhamos para os biomas, a Caatinga o Piauí lidera em áreas queimadas, com 1.182 focos, ou seja, 38,9% da Caatinga queimada aconteceu no Piauí.
A Caatinga está em todos os estados do Nordeste e também no norte de Minas Gerais.
Já de Mata Atlântica, a Bahia é o estado nordestino que mais registrou focos de queimadas, 885 focos. O quinto estado com bioma de Mata Atlântica mais desmatada.
Atenção para chuva moderada em áreas da costa leste da Região
A chuva aumenta em áreas da costa leste do Nordeste nesta sexta-feira (20) devido aos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa. O sol aparece entre muitas nuvens no litoral da Paraíba e do Pernambuco e em áreas do leste da Bahia, incluindo o Recôncavo, o litoral norte baiano e a região de Ilhéus. A chuva pode vir com até moderada intensidade a qualquer hora do dia nestas regiões.
Nas demais áreas da costa leste da Região, no litoral do Piauí e na capital Fortaleza o sol aparece e há condições apenas para chuva fraca. Na capital São Luís (MA), as pancadas de chuva se concentram entre a tarde e a noite com risco de trovoadas.
Veja também: Secura do ar deixa Brasil em alerta