Risco de novos alagamentos e deslizamentos em Pernambuco

Foto: iStock

A semana começou com muita chuva sobre o leste e nordeste da Bahia, atingindo o Recôncavo Baiano, a Região Metropolitana de Salvador  e a região do leste de Alagoas e de Pernambuco. Toda essa chuva, que já ocorre desde a sexta-feira, está relacionada à umidade constante que vem do mar, a uma área de baixa pressão atmosférica nos médios níveis da atmosfera, além de um cavado em superfície.

 

 

Chuva, alagamentos e deslizamentos no Recife

Nesta terça-feira(10) a chuva aumentou em Pernambuco. Os volumes de chuva passaram dos 100mm nas últimas 24h, de acordo com dados do Cemaden. 

 

Os volumes variaram entre 90 e 183mm de chuva nas últimas 24h no leste de Pernambuco, contados às 05h55 do dia 10 de agosto. Confira:


Cabo de Santo Agostinho,PE:183mm, 90,0% da Climatologia de agosto (203,3mm)
Jaboatão dos Guararapes,PE:127mm
Olinda,PE:110mm
Ipojuca,PE:109mm
Recife,PE:107mm, 49,1% da climatologia de agosto (217,8mm)
Ipojuca,PE:105mm
Tamandaré,PE:104mm
Sirinhaém,PE:96mm

 

O dia vai seguir com céu encoberto e tempo chuvoso na região. A situação continua de alerta nesta terça-feira. A Climatempo alerta para chuva moderada frequente no leste de Pernambuco, inclusive na Grande Recife, que acumula grandes volumes e tem potencial para causar novos alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra.

 

Também há previsão de céu nublado com chuva a qualquer momento no litoral de Alagoas e Paraíba. Nestes três estados, por conta do aumento de nuvens e chuva, a temperatura máxima diminui e há risco para formação de pontos de alagamentos nas cidades. Já entre a costa da Bahia e Sergipe, e do Rio Grande do Norte até o Maranhão, a chuva acontece de maneira mais pontual, intercalada com períodos de sol. 

 

Na quarta-feira (11) o céu continua nublado e chove ao longo do dia no litoral da Paraíba e de Pernambuco, mas já não há mais previsão de chuva no litoral da Bahia e de Sergipe. 


A partir de quinta-feira (12), as temperaturas sobem no litoral leste do Nordeste e a previsão é apenas de pancadas de chuvas irregulares e com menor intensidade.