Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Climatempo alerta: Perigo de chuvas volumosas na Região Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

 

A Climatempo alerta para chuva volumosa e persistente neste final de semana, dias 19 e 20 de outubro no Sudeste do Brasil. A chuva pode se prolongar por muitas horas seguidas, variando de intensidade. RISCO ALTO para alagamentos, enchentes, deslizamentos, queda de galho e/ou árvores, especialmente, em áreas mais vulneráveis, devido à chuva que deve continuar até pelo menos o domingo (20) em muitas cidades.

 

HOJE - sexta-feira - 18/10:


sudeste_risco_lintv

Mapa de risco, sexta - 18/10


Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão em superfície, somadas a instabilidades nos altos níveis da atmosfera, devem se deslocar ao longo do dia de hoje (sexta) pelo interior do país em direção aos estados da região Sudeste. Com isso, é grande o risco de temporais, principalmente no interior do estado de São Paulo, nas proximidades da Serra da Mantiqueira e na Zona da Mata mineira, além de algumas cidades que fazem divisa entre os estados do Rio De Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais.


Sábado - 19/10:

 

sudeste_risco_lintv (2)Mapa de risco, sábado - 19/10

 

No sábado, as áreas de instabilidade se espalham pelo Sudeste, atingindo principalmente o Rio de Janeiro. O dia começa com chuvas isoladas, mas no decorrer da tarde, da noite e da madrugada de domingo, a chuva ganha força. Há risco de temporais que podem ser acompanhados de ventania nas áreas mais quentes. Grande chance de ocorrência de queda de árvores, grandes alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de encostas em virtude do elevado volume de chuva principalmente no Rio de Janeiro, nas cidades do centro-sul de Minas Gerais, e áreas ao norte e além do litoral norte do estado de São Paulo.

 

Domingo -  20/10:

 

sudeste_risco_lintv (1)

Mapa de risco, domingo - 20/10


No domingo, as chuvas continuam no Rio de Janeiro, Minas Gerais e norte de São Paulo, e, no final do dia, as instabilidades se espalham ainda mais, atingindo o Espírito Santo que deve entrar em Alerta.

+ mais notícias