Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Colheita do trigo avança no Paraguai e no RS em evolução

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

No Rio Grande do Sul, as lavouras de trigo encontram-se em condição satisfatória, principalmente no norte do estado. A situação é menos favorável, na região da Campanha e no extremo sul onde as chuvas recorrentes tem dificultado os trabalhos de manejo e paralisado as operações, incluindo adubações e pulverizações.

 

O ciclo produtivo está em evolução, e 4% das lavouras alcançaram o processo de maturação; 42% estão em fase de enchimento de grãos; 38% em floração; e restam 16% em desenvolvimento vegetativo. O monitoramento e o controle de doenças, como oídio e ferrugem, têm sido eficazes, e apenas em algumas regiões as lavouras foram afetadas. Os produtores, atentos às previsões climáticas, têm realizado aplicações preventivas.

 

De acordo com a Emater/RS-Ascar, a área cultivada com o trigo é de 1.312.488 hectares, e a produtividade prevista está em 3.100 kg/ha. 

 

Colheita do trigo avança no Paraguai 

 

José Tonon Júnior, diretor de operações e de marketing da JENC Implementos Agrícolas, de Luís Eduardo Magalhães (BA), esteve recentemente percorrendo o Paraguai com a equipe e disse que a chuva ocorrida nos últimos 15 dias no país vizinho favoreceu as culturas em desenvolvimento.

 

Foto: Getty Images

 

“A colheita de trigo e aveia estão a todo vapor e marcando boas produtividades. Em algumas regiões a soja já está no chão. Áreas localizadas mais ao sul já tem soja nascida”, conta.

 

Já no oeste da Bahia, a situação é diferente. Sem chuva para realizar o plantio o cenário é delicado.

 

“O produtor está com as plantadeiras prontas, aguardando para iniciar a semeadura. Estamos com situação bem delicada quanto ao plantio. Por aqui ainda vai demorar alguns dias. Nem sinal de chuva”, conta o executivo.

 

Prognóstico de chuva e temperatura em Outubro no BR

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o mês de outubro será marcado por calor intenso em grande parte do país. O mapa de previsão de temperatura mostra tons de vermelho predominantes, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Isso significa que essas áreas terão temperaturas acima do normal para a época, com destaque para possíveis ondas de calor como a que abre o mês e deve durar até o dia 08 de outubro 2024.

 

Figura 1- Mapa de temperatura para outubro. Fonte: Climatempo

 

Chuva abaixo da média 

A previsão indica chuva abaixo da média no Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, com áreas em tons de marrom e laranja indicando uma seca mais pronunciada. Isso pode agravar situações de estiagem e aumentar o risco de queimadas, especialmente na faixa central do país. A irregularidade nas chuvas pode afetar atividades agrícolas.

 

Figura 2 - Mapa de Precipitação para outubro. Fonte: Climatempo

 

Onde vai chover acima da média?

 

Partes do Sul e Sudeste podem esperar precipitações um pouco acima do normal. Veja no mapa de precipitação acima. Isso é indicado por áreas em verde claro no mapa de previsão de chuva, sugerindo que essas regiões podem ter um outubro mais úmido.

 

Alertas para o dia 01 de Outubro:

 

Nesta terça-feira (01/10), no Paraguai, um sistema de baixa pressão deixa o tempo instável o que pode paralisar alguns trabalhos. Uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e reforça a instabilidade sobre a região. O tempo fica chuvoso desde cedo nas imediações da fronteira com o Uruguai. Ao longo do dia, a chuva se espalha pelo estado gaúcho e até à noite, atinge também a divisa com Santa Catarina.

 

A Climatempo alerta para situação de perigo com temporais/chuva volumosa/vento forte/risco de granizo na Campanha Gaúcha e no sul gaúcho. Situação de alerta e atenção com risco de chuva forte e/ou temporais nas demais áreas do Rio Grande do Sul e divisa de Santa Catarina.

 

Na Região Nordeste, previsão de pancadas de chuva com raios no Maranhão. No litoral baiano, em alguns momentos pode chover de forma moderada durante a madrugada e período da manhã.   

 

Leia também: Produtor quer adotar inovação para enfrentar mudança climática

 

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

 

 

 

+ mais notícias