Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Incêndios atingem 230 mil hectares de cana no interior de SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Getty Images

3 min de leitura

Pelo menos 231,83 mil hectares de lavouras de cana-de-açúcar foram atingidos pelos recentes incêndios registrados no interior de São Paulo. O dado faz parte do levantamento parcial realizado pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) junto às usinas do estado e refere-se aos incêndios ocorridos em agosto.

 

As empresas com os números já contabilizados representam mais de 75% da produção paulista de cana-de-açúcar.

 

Foto: Getty Images

 

De acordo com o levantamento, 132,04 mil hectares são de áreas que ainda seriam colhidas. O restante, ou seja, 99,79 mil hectares, é referente a locais em que a cana-de-açúcar já havia sido colhida ou a lavouras de cana-planta (plantadas nesse ano para colheita no próximo ciclo agrícola).

 

As regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Carlos foram as mais atingidas pelos incêndios, respondendo por cerca de 90% da área queimada apurada até o momento. Nas regiões de Piracicaba, Araçatuba e Assis o impacto dos incêndios foi menor.

 

Previsão não indica chuva agrícola. Onda de calor persiste

 

A rápida passagem de uma frente fria colaborou para aliviar o calorão e aumentar a umidade do ar em algumas áreas do interior de São Paulo. No entanto, o sistema não teve força para trazer chuvas agrícolas sobre as áreas produtoras de cana de açúcar. A partir do final de semana (07 e 08/09), o calor e o tempo seco voltam a se intensificar nestas áreas e novamente podem comprometer as operações de corte e moagem da cana.

 

Onda-Calor_07-2009

 

Combate e prevenção

 

A UNICA e suas associadas colocaram à disposição do Estado de São Paulo toda a estrutura de combate ao fogo já disponível nas usinas. Mais de 1,5 mil caminhões-pipa e cerca de 10 mil colaboradores do setor sucroenergético treinados para combater incêndios continuam atuando sob coordenação do governo estadual.

 

“Nesse momento, os esforços do setor sucroenergético seguem dedicados à prevenção e combate dos focos de incêndio, com segurança aos colaboradores e colaboração com o Governo do Estado”, destaca o diretor de Inteligência Setorial da UNICA, Luciano Rodrigues.

 

Veja também: Nuvem e fumaça reduziram a incidência de luz solar no trigo

Produtores de maça se preparam para a Primavera

Margem apertada: Clima e cautela para o início da nova safra

 

 

 

 

 

+ mais notícias