Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Última semana de junho começa com temporais no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Texto por, Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo

 

A chuva volta a se intensificar e se espalhar no Rio Grande do Sul nos próximos dias. O mês de junho vai terminar com destaque ainda para esta alta umidade e já para uma queda mais significativa de temperatura com possibilidade de geada na Campanha. A frente fria que se formou neste domingo (24), combinada com a circulação dos ventos e o transporte de umidade da Amazônia, ainda vão manter as condições de tempo instável sobre o estado gaúcho.

 

Nesta segunda-feira, o sistema segue se deslocando pela costa da Região e a chuva se intensifica ainda mais na metade norte gaúcha, principalmente no noroeste, norte e serra, onde há previsão de temporais e chuva volumosa - com risco de transtornos. Por outro lado, na fronteira oeste, campanha e sul, o sol volta aparecer ainda com bastante variação de nuvem e o destaque é a diminuição das temperaturas, devido à entrada do ar polar. Porto Alegre, ainda pode amanhecer com chuva, mas a tendência é de um pouco mais de sol à tarde com a diminuição das instabilidades até à noite. 

 

A terça-feira (25) pode começar com geada na Campanha gaúcha - a temperatura pode ficar em torno de 4 °C em Bagé de manhã. Nas missões a condição é de pancadas de chuva a qualquer hora, enquanto em Porto Alegre o sol aparece entre muitas nuvens, mas as instabilidades aumentam à noite e pode chover fraco. No norte do estado, o risco de temporais diminui e há condição apenas de garoa ao longo do dia.

 

Na quarta-feira (26), uma nova área de baixa pressão se forma próximo à costa com uma frente fria associada, voltando a espalhar chuva por grande parte do Rio Grande do Sul. O dia será marcado por tempo bastante nublado e chuva a qualquer hora que pode vir com forte intensidade em alguns períodos. Na fronteira oeste, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer momento.

 

 GettyImages-1326309998

Foto: Getty Images

 

Na quinta-feira (27), com o afastamento dessa frente fria em direção a Região Sudeste, uma nova massa de ar frio de origem polar ingressa sobre o Sul, derrubando as temperaturas sobre o estado gaúcho. Com isso, o dia deve ser marcado por geadas na fronteira oeste, campanha e serra, e o sol predomina em todo o Estado ao longo do dia. Apesar do sol, as temperaturas não conseguem se elevar tanto até o meio da tarde e a sensação é de frio em todo o Estado.

 

Para o último fim de semana de junho, a expectativa é de uma nova massa de ar frio de origem polar avançando pela Região Sul e o mês deve terminar com frio sobre o estado gaúcho

+ mais notícias