Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sexta-feira quente e seca em quase todo o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

O primeiro dia do inverno é com o mesmo calor atípico e a secura que vem sendo observados por quase todo Brasil desde o fim de maio.

O grande sistema de alta pressão atmosférica que continua sobre o interior do país deixa o ar muito seco e impede que chova na maior parte do Brasil. 

O ar úmido e a chuva ficam restritos a áreas do Sul, do extremo norte do Brasil e perto do litoral do Nordeste.

 

Brasil inicia o inverno de 2024 com temperaturas muito acima do normal e secura típica da estação

 

Confira a previsão  para esta sexta-feira, 21 de junho de 2024.

 

 

Região Sul

 

No estado do Paraná,  nesta sexta-feira será com bastante sol e temperaturas altas. Há possibilidade de nevoeiro ao amanhecer no leste do estado,  incluindo a grande Curitiba.

 

A região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, também terá uma sexta-feira com predomínio de sol e possibilidade de nevoeiro ao amanhecer. As demais áreas catarinenses passam o dia com pancadas de chuva, mas o sol aparece de vez em quando. A chuva deve ser fraca a moderada e não há expectativa de transtornos para a população catarinense.

 

Mas no Rio Grande do Sul, o tempo segue instável nesta sexta-feira, com predomínio de céu nublado e mais chuva. Há risco de chuva forte em todas as regiões gaúchas.

 

Na região das Missões, no centro-sul e Campanha Gaúcha, há risco de temporais.

 


Região Sudeste 


O tempo permanece quente e seco na região Sudeste do Brasil, com o sol aparecendo forte desde cedo em todos os estados. Níveis de umidade no ar um pouco abaixo dos 20% poderão ser observados especialmente em São Paulo e em Minas Gerais. Só há possibilidade de alguma chuva, e de fraca intensidade, no extremo norte do Espírito Santo.

 

A falta de nuvens durante a noite faz com que o ar esfrie rapidamente e por isso o amanhecer é frio em muitas áreas da Sudeste. No interior de São Paulo, em Minas Gerais e nas áreas mais altas da região serrana do Rio De Janeiro,  as temperaturas no comecinho da manhã ficam em torno e até abaixo dos 10°C. Mesmo assim faz calor durante a tarde e as temperaturas ficam bastante acima do normal para esta época do ano.

 

A falta de chuva e o ar parado dificultam  deixam o ar mais poluído no Sudeste, tanto nas cidades como  nas áreas rurais.

 


Região Centro-Oeste

 

Permanece a situação de ar muito seco em toda a região centro-oeste do Brasil nesta sexta-feira. Níveis de umidade do ar um pouco abaixo de 20% devem ser registrados especialmente em Mato Grosso do Sul,  no centro-sul de Mato Grosso e de Goiás.  

 

As capitais Cuiabá, Campo Grande e Goiânia estarão entre as mais secas do país nesta sexta-feira.

 

Não há previsão de chuva para nenhuma região do Centro-Oeste do país. O dia de amanhece com temperaturas amenas,  mais a tarde é quente e com temperaturas muito acima do normal para esta época.


Região Norte

 

O sol forte e o ar seco predominam nesta sexta-feira sobre o Tocantins em quase todo o Pará, em Rondônia, no leste do Acre e também no Sudeste e leste do Amazonas. O nível de umidade no ar nessas regiões pode ficar um pouco abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia.

 

Até mais áreas da Região Norte do Brasil tem períodos com sol nesta sexta-feira, mas também pancadas de chuva com raios.  Essas pancadas de chuva poderão ser fortes e a qualquer hora do dia em Roraima, no Amapá, no litoral e norte e extremo norte do Pará e também no centro-norte e oeste do Amazonas e no centro-oeste do Acre.

 

A sexta-feira é com alerta para temporais em Roraima e no extremo norte do Amapá.

 


Região Nordeste

 

As condições da região Nordeste do Brasil não se alteram muito em relação aos últimos dias. Quase todo o interior nordestino tem uma sexta-feira com sol forte e baixa umidade do ar nas horas mais quentes do dia. As regiões mais secas são o oeste da Bahia, o centro-sul do Maranhão e do Piauí.

 

Toda a faixa Litorânea permanece com condições para pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer hora mas intercaladas com períodos com sol. 

 

risco de chuva moderada a forte com raios no litoral do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas.  A chuva pode ser moderada no litoral entre o Rio Grande do Norte e do Piauí e do Sul da Bahia até Sergipe.

 

Chuvas fracas a moderadas podem ocorrer na Chapada Diamantina,  no interior de Sergipe e de Alagoas, nas áreas de Agreste da Paraíba e de Pernambuco.

+ mais notícias