Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Grande massa de ar seco influencia o Brasil nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Uma Grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil e influencia áreas de todas as regiões do país. O centro desta massa de ar seco está entre o Centro-Oeste do Brasil e o Paraguai e a Bolívia. A baixa  umidade do ar inibe a formação e crescimento das nuvens e por isso quase todo o Brasil fica sem chuva nesta sexta-feira. A presença desta massa de ar seco sobre o interior do Brasil é normal nesta época do ano. 

 

 

Grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil ema 7/6/24

 

Nesta sexta-feira, uma frente fria passa pela costa gaúcha,  mas em alto mar,  e praticamente não altera o tempo no Sul do país,  que também está sendo influenciado pela grande massa de ar seco que predomina sobre o Brasil.

 

No extremo norte,  a zona de convergência intertropical e outras áreas de instabilidade que crescem sobre o mar, espalham nuvens carregadas desde o Rio Grande do Norte até o Amapá.  O ar quente úmido forma nuvens carregadas sobre Roraima e também em grande parte do Amazonas.

 

Confira a previsão para todas as Regiões do Brasil para a sexta-feira, 7/6/2024


Região Sul

 

Quase todas as áreas da Região Sul do Brasil passam esta sexta-feira com bastante sol e pouca nebulosidade. A passagem de uma frente fria pela costa gaúcha, mas com fraca intensidade,  provoca chuva isolada e com pouco volume no extremo sul gaúcho, região de cidades como Santa Vitória do Palmar e Chuí.

 

Essa sexta-feira será um dia quente no Sul do Brasil, para os padrões de junho. Mas o amanhecer friozinho favorece a formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã no leste do Paraná, incluindo a região de Curitiba, no Vale do Itajaí, nas áreas serranas do Rio Grande do Sul de Santa Catarina,  na grande Porto Alegre e também no litoral sul gaúcho.  Mas o nevoeiro se dissipa antes do fim da manhã,  deixando o sol aparecer forte também nessas regiões.

 

 

Região Centro-Oeste

 

A grande massa de ar seco e quente que está influenciando quase todo o Brasil, atua com força sobre Centro-Oeste do país. 

 

Os estados do Centro-Oeste Ficam ensolarados nesta sexta-feira,  quase sem nuvens,  e devem ser também os mais secos do país.  nas horas mais quentes do dia os níveis de umidade no ar podem ficar entre 12% e 20% em muitas áreas desta região. 

 

Cuiabá deve ser a capital mais quente e mais seca do Brasil nesta sexta-feira.

 


Região Sudeste

 

O ar seco que está espalhado sobre quase todo o Brasil  também Influencia o Sudeste,  deixando quase toda a região com muito sol, baixa umidade e temperaturas acima do normal para esta época do ano.

 

O centro-oeste e o norte de São Paulo  devem ficar entre os locais mais secos  do país nesta sexta-feira.

 

O vento marítimo predomina sobre o Espírito Santo espalhando muita umidade sobre este estado. Por isso tem previsão de algumas pancadas de chuva,  mas com fraca e intensidade.  Além disso o sol vai aparecer em grande parte do dia. A região do Vale do Jequitinhonha,  em Minas Gerais,  terá muitas nuvens nesta sexta-feira, mas o sol aparece um pouco e não tem previsão de chuva.


Atenção com a formação de nevoeiro ao amanhecer no leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo e o litoral paulista, e também no Grande Rio.

O ar parado e a falta de chuva deixam a região da capital paulista mais poluída.


Região Nordeste

 

O ar seco predomina sobre o centro-oeste o norte da Bahia, no sertão de Pernambuco e do Ceará, no interior do Piauí e no sul do maranhão. Nestas áreas, a sexta-feira será com muito sol e baixa umidade no ar.

 

Mas nuvens carregadas se espalham pela costa norte e pelo litoral leste do Nordeste. Nesta sexta-feira, pancadas de chuva intercalam períodos com sol desde o Rio Grande do Norte até o leste e sul da Bahia.

 

Pode chover várias vezes ao longo do dia e tem previsão de temporais no litoral de Sergipe e de Alagoas. O interior desses Estados,  o Nordeste da Bahia e a região da Chapada Diamantina podem ter chuva moderada. 

 

Atenção para o risco de chuva moderada a forte no litoral da Bahia e de Pernambuco.

 

Pancadas de chuva e períodos com sol também são esperados para quase todo o Ceará, norte do Piauí e na maioria das áreas do Maranhão.  O litoral do Ceará e do Piauí pode ter chuva moderada. Já no litoral do Maranhão, há risco de raios e de chuva moderada a forte.

 


Região Norte


O ar seco que está predominando sobre o Brasil deixa grande parte da Região Norte com sol forte e sem condições para chuva. Mas a presença do ar úmido e quente e da Zona de Convergência Intertropical garantem as pancadas de chuva na parte norte da região.

 

Esta sexta-feira é com alerta para temporais no Amapá e em Roraima.  Pancadas de chuva moderadas a fortes estão previstas para o oeste e norte do Amazonas e para o norte do Pará.

 

O centro-sul do Tocantins deve ser uma das regiões mais secas do país e nas horas mais quentes do dia, os níveis de umidade do ar devem ficar entre 12% e 20%. Palmas deve ser uma das capitais mais quentes e secas do país nesta sexta-feira.

+ mais notícias