Oferecido por
O ar polar atua forte sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira e mantém as nuvens carregadas afastadas por mais um dia. O dia amanhece gelado e com temperatura negativa em alguns locais da Região Sul. Uma frente fria chega ao Espírito Santo e provoca chuva por lá. O ar polar também causa queda da temperatura em parte de Mato Grosso e de Mato Groso.
Já no Norte e no Nordeste, ainda tem alerta para temporais, mas tem sol também.
Confira o mapa de risco para temporais no Brasil para 15/5/24
Risco de temporais para 15/5/24 (Fonte: Climatepo)
Previsão para o Brasil para 15/10/24
O Rio Grande do Sul vai continuar ensolarado e muito frio nesta quarta-feira, 15 de maio de 2024, com previsão de geada na fronteira com o Uruguai, na serra e no planalto, no norte do estado. Na serra gaúcha, a temperatura pode chegar a -2°C em São José dos Ausentes.
Atenção: a previsão é de que a chuva volte a cair no Rio Grande do Sul na quinta-feira e já com risco de chuva forte em muitas áreas do estado, incluindo Porto Alegre e a Serra.
Santa Catarina e Paraná também ficam mais frios nesta quarta-feira. O sol predomina na maioria das áreas catarinense e no sul do Paraná, onde deve gear. Também te previsão de geada para o planalto sul e norte de Santa Catarina e na serra catarinense, que deve ser o local mais frio do Brasil nesta quarta-feira. Cidades de grande altitude como Urubici e Urupema podem amanhecer com até 3°C negativos.
O centro-leste do Paraná fica nublado e frio. Pode chuviscar, inclusive em Curitiba. As demais áreas do Paraná vão poder contar com o sol, mas entre muitas nuvens. A combinação da falta do sol e a presença do ar polar vão deixar grande sensação de frio no leste paranaense.
Curitiba e Florianópolis devem registrar as mais baixas temperaturas deste ano, até agora
A maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste terão uma quarta-feira com muito sol, calor e baixa umidade do ar. O ar polar que entrou no Brasil nesta terça-feira ainda não teve força suficiente para causar queda da temperatura generalizada nestas Regiões.
A quarta-feira amanhece fria no oeste e sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, mas com o sol forte já pela manhã e o afastamento do ar polar no decorrer do dia, a temperatura sobe bastante e tarde será quente.
Grande amplitude térmica deve ser observada e Mato Grosso do Sul com frio ao amanhecer e calor à tarde. Não chove no Centro-Oeste nesta quarta-feira.
Ja na região Sudeste, uma frente fria avança pela costa do Espírito Santo e provoca chuva em todo o estado. Ventos marítimos sopram moderados a fortes e levam muita umidade para o Rio De Janeiro e para o leste de São Paulo. Por isso, estas regiões ainda têm chuva e predomínio de céu nublado, além de temperatura amena o dia todo.
A chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos no litoral entre Angra dos Reis (RJ) E Santos (SP). A Marinha alerta para o mar agitado no litoral paulista e fluminense.
São Paulo deve registrar a menor temperatura máxima do ano nesta quarta
Quase toda a Região Norte terá uma quarta-feira com pancadas de chuva e períodos com sol.
Alerta para temporal no centro-oeste do Amazonas. Risco de chuva moderada a forte nas demais regiões deste estado, no centro-oeste do Acre, em Roraima, no Amapá e no centro-norte do Pará. O sul do Pará tem dia de muito sol.
No Tocantins e em Rondônia, o sol também predomina, mas pode chover um pouco na região de Porto Velho e no extremo norte do Tocantins
O ar polar que entrou no Brasil consegui chegar ao Acre e a Rondônia provocando o fenômeno da friagem. A temperatura nesta terça-feira chegou a 17,1°C em Vilhena, no sul de Rondônia, e a 18,5°C em Epitaciolândia, no Acre. Em Rio Branco, a temperatura baixou para 19,3°C e foi recorde do ano.
No Nordeste, o dia é com sol e calor em toda a Bahia, no interior de Sergipe, no sertão de Pernambuco e no centro-sul do Piauí.
As demais áreas continuam tendo pancadas de chuva e períodos com sol. Alerta para temporal no litoral de Alagoas. Mas a chuva pode ser moderada a forte no leste alagoano e de Pernambuco, no centro-norte do Ceará, do Piauí e do maranhão