Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Microexplosão é registrado em Santa Catarina

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Um evento de tempo severo, conhecido como microexplosão foi registrado na cidade catarinense de Abelardo Luz, no último dia 19/03 e confirmada pela Defesa Civil estadual. De acordo com nota do órgão, o evento ocorreu na última terça-feira (19/03), por volta das 13h42, quando intensas áreas de instabilidade se formaram em Santa Catarina, associadas ao fluxo de calor e umidade provenientes da região Amazônica e a influência de um sistema de baixa pressão atmosférica, atingindo principalmente áreas do Grande Oeste.

 

Com base na sequência de imagens (satélite e produtos do radar meteorológico do Oeste), é possível observar o desenvolvimento de tempestades de forma alinhada sobre a região do município de Abelardo Luz e também a ocorrência de uma microexplosão.

 

 

Legenda: Imagens do satélite GOES-16, canal infravermelho realçado às 13h40 (hora local) e dos produtos CAPPI, VIL, VIL, e SWI, do radar de Chapecó respectivamente, que indicam a ocorrência de uma microexplosão no município de Abelardo Luz, na região Oeste de SC, por volta das 13h42min (hora local) da tarde de hoje (19/03/2024). Fonte: SDC/SC.

 

A microexplosão causou estragos. A estrutura do teto de um aviário desabou. O local que abrigava 28,3 mil frangos, registrou a morte de 14 mil aves. No vídeo da Defesa Civil abaixo é possível notar o momento do desabamento.

 

 

Entenda o que é uma microexplosão

 

Uma Microexplosão está associado à fortes correntes de ar da nuvem para superfície (ou seja, correntes descendentes de ar), que se espalham horizontalmente, chegando a percorrer cerca 6 quilômetros de distância, com duração entre 2 á 5 minutos, e apesar de rápido pode produzir ventos de até 270km/h. Isso geralmente ocorre quando o ar próximo (ou acima) da nuvem está relativamente mais seco e ao entrar em contato com essa nuvem esse ar ajuda a evaporar as gotículas de água presentes na nuvem, consequentemente reduzindo suas temperaturas e aumentado assim sua densidade. Por fim, o ar naquela região fica relativamente mais denso e frio o que produz uma queda brusca desse ar e sequencialmente devastando a área por onde passa.

 

Captura de tela 2024-03-22 124317

Arte: Climatempo

 

Tendência do Clima

 

Neste sábado (23/03), ainda há condições para chuva fraca no leste de Santa Catarina e nas áreas de serra. Porém, não há condições para tempo severo nestas localidades. Nas demais áreas do estado, não chove. 

 

No domingo, o céu fica nublado com previsão de chuviscos nas áreas de serra. Na maior parte do estado o sol aparece e nao chove com variação de nuvens sobre o sul e faixa leste do estado. Faz frio na serra, principalmente na madrugada e ao amanhecer.

 

Foto: Getty Images

 

 

 

 

 

+ mais notícias