Oferecido por
Nesta quarta-feira, há previsão de chuva no Rio Grande do Sul, nas áreas que fazem fronteira com a Argentina e com o Uruguai, assim como na metade leste de Santa Catarina e a na faixa leste do Paraná. As pancadas devem ocorrer de forma isolada, o que significa dizer, que não é chuva para resolver o problema de estiagem do estado gaúcho. Já no litoral catarinense e paranaense, a chuva pode ser de moderada a forte intensidade, vir com raios e rajadas de ventos de 40 a 60 km/h, inclusive na Grande Florianópolis e em Curitiba.
Foto: Florianópolis por Murilo Fretta
Por outro lado, nas demais áreas do Sul do Brasil, tempo firme, com sol e pouca nebulosidade ao longo do dia, bem como na Região Metropolitana de Porto Alegre. A temperatura sobe com facilidade e o calor tá garantido. Já a umidade do ar fica em estado de atenção, abaixo dos 30%, no centro-norte gaúcho, centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná, quando o recomendado para a saúde humana seria a partir de 60%. Além disso, com o ar seco predominando, aumentam as chances dos focos de queimadas. No período de 01/01 a 06/02, estavam sendo contabilizados 68 no Rio Grande do Sul. Já no Paraná e em Santa Catarina, eram 59 e 46 focos, respectivamente, de acordo com dados relatados pelo Programa de Queimadas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
TENDÊNCIA
Na quinta-feira, uma baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul, um cavado meteorológico entre o estado gaúcho e catarinense, além da umidade marítima, espalham nuvens pela Região Sul do país. Com previsão de chuva para todas as áreas, inclusive em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. As pancadas podem cair com até forte intensidade, com raios e rajadas de vento, no sudeste gaúcho, faixa leste de Santa Catarina e sul do Paraná. Na sexta-feira, o tempo limpa em grande parte do Rio Grande do Sul, alcançando parte do interior dos outros dois estados da Região, no sábado.