Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Reta final da primavera com temporais de Norte a Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

A última segunda-feira da primavera promete se despedir a rigor, com temporais de Norte a Sul do Brasil. Lembrando que as nuvens de chuva estão sendo formadas por diferentes sistemas meteorológicos.

Temos a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), orientada do Sudeste ao Norte, temos ainda uma frente fria entre a costa do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, um Sistema de Baixa Pressão na Região Centro-Oeste e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mais ao norte do país.

 

Previsão do tempo para 19/12/2022

 

Poucas áreas com tempo firme pelo Brasil, nesta segunda-feira. O sol deve aparecer com poucas nuvens na região de Uruguaiana (RS) e de Salvador ao Ceará. As demais áreas do Brasil ficam sujeitas as pancadas de chuva, com diferente intensidade e em diferentes períodos do dia. No estado de São Paulo, tempo fechado na capital, Sorocaba, Vale do Ribeira e litoral de SP. Nas demais áreas do estado, a chuva pode vir em vários períodos do dia, com aberturas de sol. Todo estado paulista está sujeito a tempestades. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua favorecendo as nuvens de chuva sobre Minas Gerais e o Espírito Santo. Além disso, uma frente fria avança pela costa do Sudeste, contribuindo para as instabilidades. Há risco para temporais em todo estado mineiro, inclusive em Belo Horizonte. Chuva volumosa,  podendo causar transtornos como alagamentos, enchentes e deslizamentos está prevista para Juiz de Fora e em áreas de divisa com o Espírito Santo, além da maior parte do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, todo o estado do Espírito Santo, bem como a Grande Vitória. Já no Sul do Brasil, tempo fechado do litoral norte de Santa Catarina a faixa  leste do Paraná, inclusive em Curitiba. Há risco para tempestades da serra gaúcha ao norte paranaense.

 

                                                                                          IStock

 

A ZCAS continua influenciando as condições do tempo e favorecendo as nuvens de tempestades sobre o Centro-Oeste do país. No Mato Grosso, a chuva ocorre em vários períodos do dia, com risco para temporais em grande parte do estado, inclusive em Cuiabá. No oeste e noroeste a chuva deve vir com  moderada a forte intensidade. Além disso, um sistema de baixa pressão favorece a formação de nuvens de tempestades sobre o Mato Grosso do Suk. Da capital ao sul a chuva deve vir a partir da tarde. Nas demais áreas, chove em vários momentos do dia. Há risco para temporais, na maioria das áreas, inclusive em Campo Grande. No sul do Mato Grosso do Sul, chove com  moderada a forte intensidade. O estado de Goiás e o Distrito Federal, também ficam em alerta para temporais. Na Região Nordeste tempo firme de Salvador ao norte baiano. Nas demais áreas do estado, há condições para pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. Na região de Ilhéus, a chuva deve ser passageira. Já no oeste da Bahia, há potencial para temporais. Chuva na porção sul do Piauí e centro-sujl do Maranhão, onde há previsão de chuva a qualquer hora do dia, podendo ser de forte intensidade, em Carolina (MA), por exemplo, contudo o tempo não fica completamente fechado, podendo ocorrer aberturas de sol. Em Aracaju, Fortaleza e em São Luís, há previsão para rajadas moderadas de vento, de até 50 km/h. Já na Região Norte do país, há condições para pancadas de chuva com trovoadas de moderada a forte intensidade em todas as áreas, incluindo as capitais: Belém, Manaus e Porto Velho, por exemplo. Há risco para temporais no centro-sul do Tocantins, inclusive em Palmas.

 

 

Alertas meteorológicos para 19/12/2022

 

Alertas Tempestades com ventania: estão previstas para toda a Região Sudeste, praticamente todas as áreas do Centro-Oeste, da serra gaúcha ao norte do Paraná, centro-sul do Tocantins e oeste da Bahia.


Pegando as capitais: Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília e Palmas.

 

 

Perigo: Chuva frequente e volumosa, podendo acarretar transtornos, como alagamentos, enchentes e deslizamentos, no Espírito Santo e na maior parte do Rio de Janeiro, inclusive na capital capixaba e fluminense. Assim como em Juiz de Fora (MG) e na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo.


Rajadas de vento variando em média de 50 a 70 km/h nas áreas dos temporais.


Chuva de moderada a forte intensidade com raios do interior da Bahia a Roraima e do oeste do Mato Grosso ao Amazonas.

 

 


Tendência


A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) será persistente, e deve durar até o final dessa nova semana (ou seja deve começar a desconfigurar no final de 23 de dezembro) e será reforçada pela formação de um novo ciclone extratropical (que começa a se desenvolver a partir do final da terça e que será mais evidente a partir da quarta(21).
Vale ressaltar também que além da atuação da ZCAS, entre Goiás, Minas Gerais e também no norte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo teremos a atuação de uma baixa pressão atmosférica, reforçando as instabilidades nessas regiões.

Assim, até o dia 23 de dezembro. espera-se chuva bem volumosa entre Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro,Espírito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Bahia, e no sul do Maranhão e do Pará, além do leste e da costa de São Paulo e no norte do Amapá, com acumulados de mais de 150mm. E em todas essas áreas, há potencial para transbordamento de rios, deslizamentos de terra e inundações.

Atenção para os acumulados de chuva entre 200mm e 700mm, especialmente, entre o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e o Rio de Janeiro, onde registrarão os maiores valores. E também entre o Tocantins e o oeste baiano, nesse mesmo período.

É importante mencionar que sobre o Rio de Janeiro, a costa de São Paulo e proximidades (além do Espírito santo e parte do estado mineiro) com a incursão dos vento úmido oriundo do mar, a chuva será intermitente e de maneira moderada a forte, e ajudará na chuva volumosa já a partir do início dessa nova semana. Ou seja, nessas áreas mencionadas a chuva será semelhante ao que ocorreu entre Santa Catarina e o Paraná no final de novembro de 2022, com grande potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.

 


Com relação às temperaturas, por conta do tempo fechado e principalmente da permanência do ar frio em parte do leste da Região Sul e entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, até o final de semana que vem, as temperaturas ficarão baixas nessas faixas. Com termômetros marcando valores abaixo dos 22°C em Curitiba, e entre 22 e 24°C na capital paulista.


VERÃO: No Hemisfério Sul, o verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 (hora de Brasília) do dia 21 de dezembro de 2022, quarta, e se estende até às 18h24 (Brasília) do dia 20 de março de 2023, quando terá início o outono de 2023.

 

 

+ mais notícias