Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Entenda o recuo do mar no litoral de São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Um cenário incomum, de barcos encalhados e recuo do mar, foi observado neste último final se semana no litoral paulista, entre São Vicente e a Praia Grande.

Este recuo do mar se deve ao posicionamento de uma área de alta pressão atmosférica no oceano Atlântico. Este sistema nada mais é que uma região onde a pressão atmosférica está maior que as regiões próximas. Os ventos giram no entorno desta área no sentido anti-horário, de cima para baixo e em espiral. Sobre o oceano, esse movimento empurra as águas da costa em direção ao alto-mar, causando o recuo do mar na praia. 

 

Influência do ciclone extratropical e da lua cheia 

 

Os sistemas de alta pressão ocorrem com muita frequência. Então, o que houve de diferente no fim de semana passado no litoral de São Paulo?


Normalmente esse recuo do mar é pouco perceptível, já que apenas alguns metros se deslocam. Desta vez haviam dois agravantes: a recente passagem de um ciclone extratropical, associado a uma frente fria de forte intensidade, e uma lua cheia, a superlua de Esturjão.


A combinação desses dois eventos acentuou o recuo do mar no litoral paulista. Isso porque a forte área de alta pressão atmosférica que acompanhava o ciclone estava posicionada sobre o oceano, na altura do estado de São Paulo, com ventos constantes e de moderada a forte intensidade, empurrando as águas do mar. Esse fenômeno é conhecido por transporte de Ekman. E para ajudar, a Superlua, que naturalmente influência nas marés, reforçou ainda mais o recuo das águas do oceano. 

 

Caraguatatuba (SP), por João Rapacci: recuo do mar 25-7-2021

 

Grande recuo do mar ocorreu em Caraguatuba (SP) em 25/7/2021

 

 

Caso de recuo do mar em anos anteriores

 

Durante o meio do mês de agosto de 2017 tivemos no Brasil um recuo do mar, desde o litoral sul do país até a costa de São Paulo. Foi um recuo de maré baixa por uma extensão quatro vezes maior que o normal, principalmente na costa do Paraná, e segundo especialistas, naquela época foi o maior recuo em 25 anos.



+ mais notícias