Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais chuva para o estado de São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

A segunda semana de agosto de 2022 começou com o tempo instável, com muita nebulosidade e chuva sobre o estado de São Paulo. Em muitas áreas, como na região da capital paulista, não caía uma chuva suficiente para molhar o solo há 50 dias ou mais. A chuva veio com áreas de estabilidade de uma frente fria que está em informação sobre o centro-sul do Brasil.

 

 

Foto: São Paulo (SP), por Philippe Peinhopf de Paula

São Paulo (SP), por Philippe Peinhopf de Paula, nuvens carregadas


Apenas em 24 horas, entre 19 horas do domingo, 7 de agosto, e 19 horas desta segunda-feira, 8, várias áreas do estado de São Paulo, incluindo a região da cidade de São Paulo, registraram cerca da metade da chuva que seria normal para cair durante todo mês de agosto, de acordo com volumes de chuva medidos pelo Cemaden do (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

 

O Inmet registrou 16,2 mm de chuva no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, entre 19 horas do dia 7 e 19 horas do dia 8 de agosto. Isso corresponde a metade da média de chuva para todo o mês que é de aproximadamente 32 mm.


A média de chuva normal em agosto no estado de São Paulo varia de 20 mm a 60 mm, com os maiores valores no oeste e sul do estado. 

 

 

Mais chuva

 

A chuva veio em boa hora para molhar a terra, assentar um pouco a poeira e melhorar a qualidade do ar que vinha piorando o dia a dia. Uma frente fria está em informação sobre o centro-sul do Brasil e suas áreas de instabilidade continuam sobre São Paulo nesta terça-feira. 


A previsão para esta terça-feira é de que a frente fria provoque mais chuva sobre todo o estado de São Paulo. A região da grande São Paulo, quase todo o litoral e a maioria das áreas do interior paulista vão continuar com o céu nublado e chuva frequente durante o dia.  

 

Cidades do centro oeste sul do estado de São Paulo, como a região de Itapeva, Registro, Bauru e Ourinhos, São José do Rio preto e Presidente Prudente ficam em alerta para temporais nesta terça-feira. 


Para o norte do estado de São Paulo, região onde estão Barretos, Franca, Ribeirão preto, para o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e litoral norte de São Paulo, a previsão é de que as pancadas de chuva ocorram várias vezes ao longo do dia, mas com chance de algumas aparições do Sol sempre junto de muitas nuvens.

 

Com excesso de nebulosidade, a chuva e a entrada de ventos frios de origem polar a temperatura vai continuar amena em todo o estado de São Paulo.

 


Mais frio a partir de quarta-feira

 

As nuvens carregadas se afastam de quase todo o estado de São Paulo durante a quarta-feira. Na maior parte do estado, incluindo a região da capital, ainda deve chover na madrugada de manhã da quarta-feira, mas o tempo vai firmando no decorrer da tarde. O sol já estará predominando no centro-oeste de São Paulo.

A chuva vai diminuindo e o frio é que aumenta ao longo da quarta-feira.

 

Atenção para muita chuva na região do vale do Ribeira e no litoral no extremo sul do estado de São Paulo, região de Iguape.


Durante a quinta-feira, 11 de agosto, o sol e o tempo seco já voltam a predominar em praticamente todo o estado de São Paulo, mas com sensação de frio na maior parte do dia. 

 

O litoral paulista, a região da grande São Paulo, o vale do Paraíba, o vale do Ribeira e a Serra da Mantiqueira ainda poderão ter chuva durante a quinta-feira mas com alguns períodos de sol.

 


Ciclone extratropical provoca vento forte

 

Durante a quarta-feira,10 de agosto, um ciclone extratropical estará próximo ao litoral do estado de São Paulo. A situação é de alerta para ventos fortes e mar agitado

Rajadas de vento moderados a fortes também poderão acontecer na região da Grande São Paulo e em áreas do interior do sul e centro-leste do estado por causa da proximidade com esse ciclone extratropical.

O ciclone se afasta durante a quinta-feira, mas o litoral paulista ainda poderá ter ventos fortes e o mar segue bastante agitado.

+ mais notícias