Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Segunda-feira úmida e fria no centro-sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Foto: IStock

 

Nesta segunda-feira toda a atmosfera fica mais instável e por isso as condições de chuva aumentam bastante no centro-sul do Brasil. Esta será uma semana com grandes mudanças no país, por causa do avanço de uma grande e forte frente fria.


No Nordeste, os ventos que sopram contra a costa ainda provocam um pouco de chuva no litoral, mas os volumes não são elevados.

 

mapa-previsao


Previsão do tempo para 08/08 - segunda-feira


Nesta segunda-feira um sistema de baixa pressão e todo fluxo de ventos mantém o tempo instável no Sul do Brasil. O alerta é para temporais, principalmente no litoral norte gaúcho, leste catarinense e interior do Paraná, mas a chuva também pode vir forte em outras regiões como Curitiba e Porto Alegre.  O predomínio é de céu nublado, fica ventando e faz frio no decorrer do dia.


No Centro-Oeste, há risco para temporais em Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso. A previsão é de tempo bastante instável nestas regiões. Também chove nas demais áreas de Mato Grosso, no sul de Goiás, mas são pancadas mais isoladas. No DF e norte de Goiás a previsão ainda é de sol e tempo firme, mas há chance de chuva ainda nesta semana em Brasília.


No Sudeste, o destaque é a temperatura mais baixa em São Paulo, sul de MG e RJ. O tempo fica instável nestas áreas, com predomínio de céu nublado e com chuva em vários momentos. O risco de temporal é maior no oeste paulista, mas também não se descarta o risco de chuva moderada a forte em outros pontos, como na cidade de São Paulo. No centro-sul do Rio De Janeiro a chuva só chega à noite, mas já refresca bastante em relação ao fim de semana.

No Norte a chuva atinge Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e litoral do Pará. Pontualmente pode chover forte. As demais áreas, no centro-sul do Pará e no Tocantins, ainda não chove nesta segunda.


No Nordeste a chuva não causa grandes impactos em relação aos volumes previstos. Só chove do litoral de Alagoas ao do Ceará, no sul da Bahia e no litoral do Maranhão, mas são volumes baixos. Faz sol por todas as áreas e o calor continua. 


Alertas meteorológicos para 08/08/22

 

- Alerta para temporais no litoral norte gaúcho, leste de SC e noroeste do PR
- Alerta para temporais no oeste de SP, MS e sul de MT
- Atenção para chuva moderada a forte no RS, leste do PR e SP
- Atenção para chuva moderada a forte no sul de RO e no AM
- Atenção para rajadas de vento de 40 a 60km/h no RS, litoral de SC, do PR e litoral sul de SP
- Atenção para rajadas de vento de 40 a 50km/h no litoral do ES, sul da Bahia e em grande parte do interior nordestino
-Atenção para umidade relativa do ar abaixo de 30% no centro-norte de MG, inclusive em BH, centro-oeste da BA e sul do PA
- Alerta para umidade relativa do ar abaixo de 20% no TO, norte de GO, DF, oeste da Bahia, sul do PI e do MA

+ mais notícias