Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

SP e RJ terão frio, chuva, ventania e mar agitado nesta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

 

Depois de um mês de julho quente e com pouquíssima chuva no Sudeste, o mês de agosto promete grandes mudanças, já que não há mais influência do bloqueio atmosférico que impediu o avanço de frentes frias pelo país.

 

De fato, agosto é Climatologicamente mais seco. Os volumes para este mês costumam ser muito baixos em São Paulo e no Rio De Janeiro. Mas, para este agosto/22, a previsão é de uma situação diferente, já que julho foi mais seco e quente, comparando com os padrões deste período, e agosto deve ser mais frio e úmido, com a passagem de frentes frias.

 

A média de chuva para a cidade de São Paulo é de 32,3mm em agosto. De acordo com a tendência dos próximos dias, os volumes já devem superar este valor nesta semana, portanto, a cidade de São Paulo já deve passar da média climatológica do mês. Em julho, a capital fechou com apenas 9,2 mm de precipitação acumulada na estação automática  do INMET no Mirante de Santana. O valor representa somente 19% da climatologia para o mês.

 

Na cidade do Rio, a média é 44,5mm em agosto. Ao longo da semana, com a chuva prevista, também é possível que os volumes se aproximem da média climatológica.

 

Chuva e frio

A segunda semana de agosto já começa instável nos dois estados e o avanço de uma forte frente fria associada a um ciclone extratropical, vai espalhar mais umidade nos próximos dias, além de derrubar as temperaturas.

 

A previsão é de dias com predomínio de céu nublado, com vários períodos de chuva e temperaturas baixas. A sensação é de frio todos os dias e, dessa vez, não só nas capitais e áreas litorâneas, mas as temperaturas vão cair bastante também no interior paulista.

 

Em São Paulo, mínimas abaixo de 10°C são previstas para algumas cidades e as máximas ficam entre 15 e 20°C em muitas cidades até o fim da semana. 

 

A capital deve ter o mais mais frio na quinta-feira(11), com mínima de apenas 10°C e máxima de 16°C, na atualização feita neste domingo(07). Veja aqui as temperaturas previstas para os próximos dias.

 

No estado do Rio, também há previsão para mínimas em torno de 15°C e máximas de 23 a 25°C do meio da semana em diante. Na capital, o dia mais frio deve ser a quinta-feira, com mínima de 13°C e máxima de apenas 23°C. Veja aqui as temperaturas previstas para os próximos dias.

 

download - 2022-08-07T123151.035

 

Ventos e mar agitado

Os ventos serão intensos ao longo da semana e o mar fica perigoso para navegações, lazer e esportes. A Climatempo alerta para agitação marítima e com alto potencial para ressaca em praias de São Paulo e do Rio de Janeiro.

 

Alerta para ventos intensos e ressaca na próxima semana

 

A semana já vai terminar com influência do ar seco de origem polar em São Paulo, por isso a chuva perde força, mas os ventos frios vão deixar as temperaturas ainda mais baixas.  No Rio ainda há previsão de chuva, pelo menos até sexta-feira, especialmente nas áreas litorâneas.

 

 

 

 

+ mais notícias