Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Primeiro fim de semana de agosto com mudanças em SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

 Com colaboração de Stefanie Tozzo

 

A primeira semana do mês de agosto começou ensolarada, com tempo firme e seco no estado de São Paulo, nesta sexta-feira (05). Porém, a passagem de uma frente fria próximo à costa da Região Sudeste já provoca chuva no extremo sul e no litoral paulista. Hoje chove na capital, com intensidade fraca durante a tarde e à noite. O primeiro fim de semana de agosto será marcado por mais nebulosidade na faixa leste do estado e temperaturas mais amenas.

 

A frente fria se afasta em direção ao oceano no sábado (06), mas os ventos que sopram do mar ainda transportam umidade para o leste e sul do estado. O céu fica nublado na região da Baixada Santista, em Santos e no Vale do Ribeira, com previsão de chuva no decorrer do dia. As temperaturas continuam baixas, inclusive na região da capital e o amanhecer e no final do dia pode registrar chuviscos. 

 

As rajadas de vento seguem moderadas no sábado e podem chegar aos 50km/h no Vale do Ribeira, na grande São Paulo, São Carlos, Campinas, Jundiaí, Bauru, Marília em Itapeva, e parte da região de Ribeirão Preto.

 

 

GettyImages-893136024

 Foto: Getty Images

 

O interior continua quente e seco, com máximas passando de 30 °C em vários municípios. A nebulosidade aumenta em cidades como Araçatuba, São José do Rio Preto e Votuporanga a partir do domingo, mas as temperaturas ainda ficam altas no período da tarde.

 

No litoral sul, nas áreas de divisa com o Paraná e no oeste do estado, o sol até aparece neste domingo (08), mas intercalado períodos de céu nublado e tem previsão de chuva isolada em vários momentos do dia. Com condições para rajadas de vento e raios nessas áreas,  com possibilidade até de granizo, em especial na região de Presidente Prudente e proximidades. Na capital a chuva acontece a partir da noite, ainda sem grandes alertas. Essas precipitações são causadas por instabilidades que vem do Paraná e da circulação dos ventos em altitude. 

 

Veja a tendência completa para São Paulo-SP nos próximos dias

 

Semana começa com mais umidade no estado 

Na segunda-feira (08), a chuva se espalha mais pelo estado e avança mais para o interior. Há condições de temporais com potencial para queda de granizo sobre as regiões de Presidente Prudente, Marília, Ourinhos, Itapeva, Botucatu, Araçatuba e Bauru. De forma geral será um dia com mais nuvens e com chuva em vários momentos, inclusive na capital. A região do Vale do Ribeira e o litoral sul paulista continuam com céu encoberto, temperaturas mais baixas e chuva a qualquer hora. 

 

Na terça-feira (09), uma nova e forte frente fria avança em direção ao Sudeste e mantém as nuvens de chuva na maior parte do centro, oeste e sul do estado de São Paulo. O sol ainda aparece no extremo norte paulista e nas áreas de divisa com o sul de Minas, mas chove a qualquer hora do dia. Nas demais regiões, na capital e no litoral, o tempo fica fechado e a chuva acontece de forma frequente. 

 

Atenção as rajadas de vento fortes na terça (09) e na quarta-feira (10) no estado de São Paulo, que podem passar dos 60km/h, em especial na quarta, no litoral, grande São Paulo e proximidades, devido à aproximação do ciclone extratropical na costa do estado.  

 

Confira o acumulado de chuva para os próximos dias

 

transferir

Chuva acumulada 05/08/2022 a 09/08/2022

+ mais notícias