Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Abastecimento global de arroz em risco devido ao clima severo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Imagem: Getty Images

 

O Clima adverso nos principais fornecedores de arroz da Ásia, incluindo o maior exportador da Índia, está ameaçando reduzir a produção do alimento básico mais importante do mundo e alimentar a inflação de alimentos que já está próxima de recordes, de acordo com informações divulgadas pela agência de notícias Reuters.


O arroz contrariou a tendência de aumento dos preços dos alimentos, propõe a análise, em meio a colheitas abundantes e grandes estoques nos exportadores nos últimos dois anos, mesmo com o COVID-19, interrupções no fornecimento e, mais recentemente, o conflito Rússia-Ucrânia tornando outros grãos mais caros.


Segundo o depoimento de traders e analistas ouvidos pela agência, o clima extremo nos países exportadores da Ásia, que respondem por cerca de 90% da produção mundial de arroz, provavelmente mudará a trajetória dos preços.


A China, maior consumidor e importador de arroz do mundo, sofreu perdas de rendimento devido ao calor extremo em áreas de cultivo de grãos e deve elevar as importações para um recorde de 6 milhões de toneladas em 2022/23, apontam dados do Departamento de Agricultura dos EUA indicados pela publicação.

+ mais notícias