Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor aumenta no Sudeste e Centro-Oeste e poder ser recorde

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

por Stefanie Tozzo

 

Uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira, 3 de agosto, intensifica os ventos quentes na maior parte do centro-sul do Brasil. Os estados de São Paulo, Rio e Janeiro e Mato Grosso do Sul entram em pré-frontal nesta quinta-feira e recebem esse vento quente, que vem da região tropical trazendo calor e que vai ajudar a aquecer o ar, além do sol forte por muitas horas

 

Nesta quinta-feira, 3 de agosto, o ar seco continua atuando em grande parte do Brasil, impedindo a formação de nuvens carregadas. A madrugada e o amanhecer continuam com temperaturas baixas em Campo Grande, São Paulo, Belo Horizonte, em Cuiabá e no Rio De Janeiro, mas o ar esquenta rapidamente pela manhã e a o calor é intenso à tarde.

 

Com máxima prevista de 29 °C, a capital paulista pode ter a tarde mais quente do inverno nesta quinta-feira, 03 de agosto.  O registro anterior foi de 28,1°C no dia 16/07/2022, segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Venta bastante ao longo do dia em São Paulo, no Sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, no litoral do Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, com rajadas de 40 a 60 km/h.

 

Há possibilidade de chuva extremamente isolada apenas no extremo sul de Mato Grosso do Sul, as demais regiões continuam

 

 

GettyImages-1323823418

Foto: Getty Images

 

 

Mudanças no tempo à vista

 

Esse aumento repentino nas temperaturas já indica mudanças no tempo a partir da sexta-feira (05) no centro-sul do país, devido à passagem da frente fria. A nebulosidade aumenta no leste e sul de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro. As temperaturas também ficam mais amenas.

 

Essas instabilidades não avançam para os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. As temperaturas continuam elevadas e não chove nos próximos dias. 

 

Possibilidade de novos recordes

A capital, Cuiabá (MT), pode bater um novo recorde de temperatura máxima, com previsão de 39°C no sábado, 6 de agosto. Até o momento, pelas medições oficiais, a maior temperatura em Cuiabá este ano foi de 38,6°C no dia 2 de agosto.  

 

Goiânia (GO), pode registrar altas temperaturas nos próximos dias. Não há grandes mudanças até o fim desta semana, na sexta-feira (07), a máxima pode chegar aos 36 °C na capital, indicando um novo recorde de temperatura. O último recorde foi registrado em 15 de janeiro de 2022, com 35,2 °C na estação convencional do INMET.

  

+ mais notícias