Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta para mais chuva na costa do Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

 

A Região Nordeste enfrenta um grande contraste nas últimas semanas. Enquanto algumas áreas sofrem pela estiagem, as áreas costeiras seguem em alerta devido ao grande volume de chuva. Algumas cidades até decretaram situação de emergência.

 

De acordo com a Defesa Civil, cidades como Acopiara, Canindé, Crateús, Caucaia e Quixadá, no Ceará; Bom Jesus da Lapa, na Bahia; e Santa Maria e Pedra Preta, no Rio Grande do Norte, entraram em situação de emergência por causa da estiagem.

 

Já nas áreas litorâneas, a chuva já acontece há várias semanas, por causa do fluxo de umidade marítima e, por enquanto, não vai parar do chover. A situação ainda é de alerta já que muitas áreas estão com o solo encharcado e ainda pode chover mais, deixando as regiões sujeitas a novos alagamentos e deslizamentos.

 

Muita chuva

Os volumes de chuva entre a quarta(06) e a quinta(07) já foram bastante elevados, principalmente no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Nas últimas 24h, entre 11h20 de 06/06/22 e 11h20 de 07/06/22, o Cemaden registrou:

 

Baía Formosa(RN) - 118.5mm

Bayeux(PB) - 82.8mm

João Pessoa(PB) - 77mm

Goianinha(RN) - 75.7mm

Várzea(RN) - 73mm

Ceará-Mirim(RN) - 72.4mm

Cabedelo(PB) - 63.6mm

 

Além destes valores, também choveu nas demais áreas da costa nordestina. A tendência é que a chuva até diminua entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, mas não vai parar de chover completamente. Não se descarta alguns períodos com chuva moderada a forte no litoral destes dois estados, além do Ceará e do norte do Maranhão.

 

As instabilidades vão seguir provocando muita chuva ao longo da sexta-feira, 08 de julho. A chuva mais intensa vai ocorrer durante a madrugada e a manhã, e novamente são previstos grandes volumes entre o litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Natal e João Pessoa continuam em alerta.

 

As rajadas de vento persistem, principalmente durante as tardes, com rajadas que podem alcançar os 50km/h em muitas áreas do Nordeste.

 

download - 2022-07-07T111738.376

 

No fim de semana o sol aparece mais e a chuva diminui. Tanto no sábado, quanto no domingo, a chuva deve ser mais persistente na costa da Bahia.  Na segunda-feira a instabilidade aumenta novamente entre o leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

 

O risco para transtornos continua bastante elevado.

 

+ mais notícias