Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria avança chega fraca ao litoral de SP e do RJ

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Nebulosidade sobre o Brasil

Uma frente fria se formou entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina, associada a um ciclone extratropical. Esta frente fria se desloca rapidamente nesta quarta-feira, passa pelo litoral de São Paulo e chega ao Rio De Janeiro, mas com fraca intensidade, com pouca chuva.  O ciclone extratropical se afasta do litoral do Rio Grande do Sul indo para alto-mar. 

Nuvens carregadas avançam do mar em direção do litoral do Rio Grande do Norte, do Pará e do Amapá, com potencial para temporais. 

A grande massa de ar seco que predomina sobre o Brasil dificulta a formação de nebulosidade sobre a maior parte do país e tem impedido a entrada do ar frio sobre o interior do país nos últimos dias.

 

 

 

Previsão do tempo para   29/06/2022 - quarta-feira

 

Quase todo o Brasil tem muito sol e poucas nuvens no decorrer desta quarta-feira, por causa de uma grande massa de ar seco que predomina sobre o interior do país. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens e a ocorrência chuva.

 

Esta quarta-feira é um dia de grande  amplitude térmica especialmente no Centro-Oeste, no Sudeste, Tocantins e oeste da Bahia. Estas áreas amanhecem com temperatura amena e até mesmo frio, como é o caso do Sul de Minas, que tem temperaturas entre 5°C e 10°C ao amanhecer

 

As nuvens de chuva se formam no extremo norte do Brasil e pelo litoral do Nordeste, que são regiões onde tem bastante umidade e calor.   

 

Há condições para pancadas de chuva, mas sem raios, no leste de Santa Catarina e no centro-leste do Paraná. Pode chover rapidamente em Curitiba e em Florianópolis. Pode chover à noite no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro

 

 Atenção para ventos moderados e frequentes no nordeste do Rio Grande do Sul, no centro, sul e leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e no centro-sul do Rio de Janeiro.

 

Na Região Nordeste, as pancadas de chuva ocorrem por todo o litoral (exceto no sul da Bahia), na zona da mata e agreste, no norte do Ceará, do Piauí e do Maranhão..

 

Pancadas de chuva com raios ocorrem também no centro-norte do Amazonas, no norte do Pará, no Amapá e em Roraima

 

Alertas meteorológicos para 29/06/2022 - quarta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís, Belém, Macapá e Boa Vista.

 

Alerta para temporais no centro, norte e oeste de Roraima, no litoral do Amapá e do Pará

 

Alerta para a chuva frequente e por vezes forte no litoral da Paraíba e de Pernambuco..

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte no litoral de Alagoas, agreste de Pernambuco e da Paraíba, no Rio Grande do Norte, no norte e litoral do Ceará, no litoral do Piauí, no norte e litoral do Maranhão, no norte do Pará, no centro-oeste e norte do Amazonas, no sul de Roraima.

 

Atenção para chuva moderada no litoral norte da Bahia, no interior de Sergipe e de Alagoas, no leste de Pernambuco e no litoral da Paraíba

 

Alerta para geada na fronteira com o Uruguai

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% sobre o centro, sul e oeste de Goiás, leste e sudeste de Mato Grosso, sul do Tocantins

 

Atenção para rajadas de vento moderadas a fortes, entre 40 km/h e 55 km/h no nordeste do Rio Grande do Sul, no centro, sul e leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e no centro-sul do Rio de Janeiro; rajadas de 40 a 50 km/h em Vitória e no litoral sul do Espírito Santo ..

+ mais notícias