Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Serra catarinense registra menor temperatura do Brasil este ano

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

O ar frio de origem polar continua intenso sobre o Brasil nesta sexta-feira, 20 de maio. O centro da massa de ar frio ainda está no interior da Região Sul e foi lá que as temperaturas baixaram ainda mais. 

 

Depois da neve, e com o afastamento da tempestade subtropical Yakecan, a nebulosidade diminuiu muito sobre o Sul do Brasil, o que permitiu uma queda de temperatura ainda mais acentuada. Além da presença do ar frio de origem, essa redução das nuvens durante o período noturno facilitou a perda de calor pela atmosfera. Assim, a camada de ar próxima da superfície ficou ainda mais fria.

 

Imagens Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

 

Várias cidades do interior de Santa Catarina registraram temperaturas negativas na madrugada desta sexta-feira.

 

Urupema, no alto da serra de catarinense, registrou a menor temperatura no Brasil em 2022 até agora, com - 5,1°C, segundo medição do Epagri CIRAM.

 

O recorde anterior de menor temperatura no Brasil este ano era de -2,9°C em Bom Jardim da Serra (SC), no dia 17 de maio

 

Mas o frio ainda é intenso nesta sexta-feira nos estados do Sudeste e no Centro-Oeste. Muitas áreas dessas regiões amanheceram novamente com temperaturas entre 0°C e 6°C graus. Não se pode descartar a possibilidade de voltar a ter gerado em áreas de Mato Grosso do Sul, do interior de São Paulo, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro e até no sul de Goiás.

 

Quando o frio diminui?

 

O frio só vai começar a diminuir realmente durante o próximo domingo, 22 de maio, quando o centro da massa de ar frio, que é a região mais fria do sistema, for para o oceano e começar a se afastar do Brasil.

A madrugada deste sábado, 21,  ainda será bastante fria no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do país

 

Confira agora algumas baixas temperaturas registradas até 5 horas da madrugada do dia 20 de maio de 2022, pela medição do Epagri CIRAM

 

Urupema/Parque exposição: -5,1°C

Urubici/Vacas Gordas: -4,2°C

Curitibanos/UFSC: -1,8°C

Urubici/Novo Mundo -1,2°C

 

+ mais notícias