Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil vai brigar com nuvens para ver o eclipse lunar de hoje

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Será que as nuvens vão deixar o Brasil  ver o eclipse lunar da noite de hoje?

A hora do eclipse lunar total está chegando! O espetáculo no céu acontece entre  23 horas e 27 minutos de 15 de maio (domingo) e 3 horas e 50 minutos do dia 16 de maio (segunda-feira). 

 

Este eclipse poderá ser visto em todo o Brasil, mas infelizmente a visibilidade do fenômeno será prejudicada, e até inviabilizada, em muitas áreas do país, por causa do excesso de nebulosidade. 

 

Foto: Getty imagens


Visibilidade do eclipse nas capitais

 

Entre as capitais, só Brasília terá poucas nuvens e deve ter boa visualização do eclipse.

 

Florianópolis, São Paulo, Curitiba, Vitoria, Cuiabá, Palmas, Salvador, Porto Velho, Rio Branco estão na área de "muitas nuvens/vale tentar" . Isto significa que as pessoas terão que ter muita paciência e sorte. A lua poderá ficar alguns momentos entre poucas nuvens, mas será uma briga entre as nuvens e a Lua.

 

Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande, Belo Horizonte, Manaus, Boa Vista, Belém, Macapá, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju devem ficar com céu quase todo nublado durante todo o período do eclipse lunar total e a chance de ver alguma coisa do evento é muito baixa


Confira o mapa das nuvens para o eclipse lunar total de 15/16 de de maio de 2022 e boa sorte! 


Se você estiver entre os sortudos da noite e conseguir clicar o eclipse da Lua, compartilhe com a Climatempo nas redes sociais.

 

 

Previsão de nebulosidade sobre o Brasil para o eclipse lunar total de 15/16 de maio de 2022

 

Pela internet

 

O professor Marcos Calil vai fazer uma transmissão online do eclipse lunar total de 15 e 16 de maio de 2022, a partir de seu posto de observação em Atibaia (SP). Ele conta com várias câmeras e telescópios para documentar o evento. Quem assistir a esta live,  que além de ver (se as nuvens deixarem) o eclipse lunar total pelas lentes de um telescópio e com comentários de um especialista, vai poder acompanhar também a visualização de alguns planetas. Clique no link para ver a live do eclipse lutar total do professor Calil

+ mais notícias