Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva pode causar impactos para o setor de construção e mineração

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

 

Os próximos dias serão marcados por grandes mudanças no tempo sobre o Brasil e uma frente fria vai marcar a virada de quinzena neste mês de maio, trazendo chuva intensa em muitas áreas do centro-sul do país, um alerta para setores com atividade a céu aberto, como o setor de Construção e Mineração.

 

Onda de frio: Neve em maio?


Na costa norte do Brasil, o risco para temporais ainda segue elevado em muitos estados pelo menos até a próxima semana. Há risco para chuva com grandes volumes acumulados e com muitos raios, inclusive no Pará, um dos principais estados brasileiros de produção mineral.

 

download - 2022-05-12T085152.643

 

Os temporais acontecem já no sábado(14) em muitas áreas de Mato Grosso do Sul, parte do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo. Com o deslocamento de uma frente fria, algumas rajadas de vento também são previstas.

 

No domingo(15) a chuva fica concentrada no Paraná, parte de Mato Grosso do Sul, as áreas de São Paulo que fazem divisa com o Paraná e se espalhando cada vez mais sobre as regiões paulistas. A chuva também irá atingir o sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Belo Horizonte, interior do Rio De Janeiro e do Espírito Santo.

 

Essa frente fria vai aumentar as condições de chuva em várias áreas de Minas Gerais e até no sul da Bahia no início da próxima semana.

 

Neste período, entre o fim de semana e o começo da próxima semana, as rajadas de vento podem alcançar os 60km/h em algumas regiões do centro-sul do Brasil, apresentando perigo para o setor de Construção, pois grande parte das obras ocorrem a céu aberto, podendo provocar queda de objetos, entre outros. As áreas costeiras devem sentir rajadas mais intensas. O período entre quarta(18) e quinta-feira(19) deve ser marcado por ventos intensos entre o litoral de Santa Catarina, São Paulo e o Rio de Janeiro.

 

Raios em maio

Entre os seis estados com maior incidência de raios neste mês de maio, até o momento, estão:

 

Pará - 85.391;

Amazonas - 62.136;

Maranhão - 24.817;

Paraná - 10.479;

Tocantins - 13.718;

Minas Gerais - 4.788.

 

Monitoramento com o SMAC 

Para monitorar as condições de chuva, vento e raios, a Climatempo possui o SMAC.  A plataforma é uma excelente opção para aumentar o ganho operacional das empresas, evitar perdas devido ao mau tempo e garantir a segurança dos trabalhadores em campo. Os alertas são georreferenciados e enviados com até 1h de antecedência, para chuva, raios e vento forte.

 

Para mais informações sobre a vertical Climatempo Construção e Mineração, acesse nossa página e tenha acesso ao nosso portfólio.

 

Leia mais notícias para o setor

+ mais notícias