Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor e pancadas de chuva continuam nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Porto Alegre (RS), por Vanessa Gehm

4 min de leitura

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Em 21 de janeiro de 2022 completamos 1 mês de verão, que teve início em 21 de dezembro de 2021

 

Uma forte sistema de alta pressão atmosférica , centrado sobre o Sul do Brasil, desvia as frentes frias para alto mar impedindo que o ar frio, de origem polar, chegue ao país. Temperaturas acima do normal continuam a ocorrer na Região Sul.

O ar quente predomina sobre o Brasil e junto com a umidade que está espalhada pelo país forma nuvens carregadas, que provocam pancadas de chuva pelo país.  

 

5 maiores temperaturas no Brasil em  20/01/2022 (Inmet)

 

Uruguaiana (RS): 42,1°C (  maior temperatura no Brasil em 2022, maior do ano no RS)

São Luiz Gonzaga (RS): 41,1°C

Alegrete (RS): 40,8°C

Quaraí (RS): 40,6°C

São Gabriel (RS): 39,4°C

Teutônia (RS): 39,2°C

 

5 capitais mais quentes no Brasil em  20/01/2022 (Inmet)

 

Porto Alegre (RS): 36,55°C

Boa Vista (RR): 35,6°C

Cuiabá (MT) : 35,4°C

Palmas (TO): 35,0

Rio de Janeiro (RJ): 34,4°C  

 

Previsão do tempo para 21/01/2022 - sexta-feira

 

Sexta-feira muito quente no Brasil, com várias horas com sol forte, aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva forte em vários estados, de todas as Regiões.. 

 

Dia com muito sol e sem previsão de chuva no nordeste e leste do RS, incluindo a Grande Porto Alegre, no litoral norte e região dos Lagos do RJ, no agreste de PE, da PB e interior de AL.

 

Dia com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e períodos de sol no litoral do AP, sul do AM, no AC, em RO e no oeste de MT

 

Alertas meteorológicos para 21/01/2022 - sexta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Brasília, Teresina, São Luís, Fortaleza, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco

 

Alerta para temporais: no AM, no AC, em RO, no oeste do PA,no norte e litoral do AP, oeste de MT e do MS, no Sul de Minas, na serra da Mantiqueira em SP, no Médio Paraíba, no RJ.

 

Atenção para chuva moderada no litoral da BA

 

Atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios e rajadas de vento fortes no centro, sul e serra do RS, na serra de SC, no centro e norte do PR, no centro, oeste e norte de SP, em MG exceto no Sul, Leste e Nordeste do estado, centro, sul e oeste de MS, centro-norte e sul de MT, DF, leste de GO, oeste da BA, MA, centro, sul e oeste e norte do PI, norte e litoral do CE, TO exceto oeste do estado, PA exceto leste e sudeste do estado

+ mais notícias