Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dicas para não desperdiçar alimentos nas festas de fim de ano

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

5 min de leitura

Foto: ODS 12 que pede que o desperdício e perda de alimentos seja reduzido pela metade até 2030 (iStock)

 

 

A FAO estima que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos tenha sido posta no lixo em 2011, o que equivale a um terço de todo a comida produzida no mundo

 

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura estima que mundo jogue 1,3 bilhão de toneladas de comida por ano no lixo; uma das recomendações é congelar o que sobre para reutilizar e doar a quem precisa alimentos não consumidos durante comemorações de fim de ano.


Nesta época de festas como Natal, Hanuká, Kwanza, Ano Novo, e outras comemorações, um ponto que merece atenção é a possibilidade de desperdício na preparação de alimentos e banquetes. 

 

Seja qual for a comida preferida sobre a mesa, em muitas partes do mundo, as festas se tornaram sinônimo de excesso no consumo de alimentos.

 

Setor alimentar pode ser um dos maiores emissores de CO2


Lixo


A agência da ONU para Alimentação e Agricultura, FAO, estima que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos tenha sido posta no lixo em 2011, o que equivale a um terço de todo a comida produzida no mundo. E com o desperdício, existe ainda uma série de recursos que são deixados fora como sementes, água, dinheiro e mão de obra que integram o processo de produção de alimentos.

 

Para ajudar as pessoas a celebrarem com responsabilidade e contribuindo para um mundo mais sustentável, a FAO preparou o seguinte guia com seis sugestões que fazem a diferença na luta contra o desperdício de comida nestas festas de fim de ano.

 

Combatendo o desperdício de alimentos

 

 

Seis dicas para ajudar a não desperdiçar alimentos


1- Seja realista – Planeje com antecedência e não prepare comida para 50 pessoas se apenas cinco virão para o jantar.


2- Congele as sobras ou distribua as quantidades entre os convidados para que eles possam levar para casa o que não foi consumido – Se cozinhar comida demais, ofereça a seus convidados para levar algumas porções para casa. Qualquer sobra pode ser colocada no freezer, imediatamente, para outro dia. Geralmente, a comida não deve ser deixada fora da geladeira por mais de duas horas.


3- Transforme o que sobrou no almoço ou jantar do dia seguinte – Existem várias receitas criativas na internet que podem ser preparadas com sobra de alimentos. Alguns dos exemplos são: casserole, goulash húngaro ou picadinho de carne, panzanella, uma espécie de salada com pão, suflê e outros. Não jogue fora frutas, legumes ou pão. Guarde as sobras no refrigerado e use tudo o mais rapidamente possível.


4- Consuma primeiro o que sobrou antes de cozinhar novamente – A tendência de querer preparar algo novo para cada refeição é muito comum, mas antes de cozinhar um novo prato, confira se o que sobrou ainda pode ser consumido de forma segura. Uma outra ideia é transformar as sobras num prato novo. E lembre-se de evitar reaquecer comida para depois colocá-la de novo na geladeira.


5- Todos os convidados devem se servir e assim escolher do que querem mais ou menos – Por mais que seja agradável servir às pessoas, anfitriões jamais devem tentar adivinhar a quantidade que cada pessoa quer consumir, e geralmente quem serve erra ao pôr mais comida no prato sem necessidade. Ao permitir que os convidados se sirvam, pode-se evitar o desperdício. (E uma dica para quem está se servindo: nunca pegue mais do que o necessário, pois poderá não conseguir terminar o prato).


6- Doe os alimentos que não puderam ser consumidos – Se comprar mais latas de bebidas ou alimentos, itens não perecíveis e comida que pode ser doada, busque uma organização de caridade e leve esses alimentos a quem precisa. Muitas entidades aceitam doações. Busque na internet quem recebe comida e não perca tempo, leva os alimentos a quem precisa!

 

Nestas fim de ano, lembre que ter comida é um privilégio. Não desperdice, não jogue fora. Economize e doe!

 

*Este guia foi preparado pela FAO, pela primeira vez, em 2017, e atualizado para 2021.

Fonte: ONU News

+ mais notícias