Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Doenças de verão: saiba como evitá-las

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Foto: Shutterstock

 

O verão está chegando e, com ele, para muitos, a temporada de férias. Se por um lado é um verdadeiro convite para praias, piscinas e cachoeiras, por outro, pode ser a porta de entrada para alguns problemas de saúde.

 

Clima no verão 2022: previsão geral para o Brasil

 

Os otorrinolaringologistas do Hospital Paulista Gilberto Ulson Pizarro e Cristiane Passos Dias Levy, alertam para as doenças mais comuns na estação e dão dicas de prevenção às otites, dores de garganta e alergias respiratórias.

 

 

Dor de garganta

 

Apesar de mais comum no frio, a dor de garganta pode ter várias causas, sendo a mudança brusca de temperatura uma delas. Segundo o Dr. Gilberto, a oscilação do Clima diminui o batimento ciliar da mucosa, podendo deixar bactérias entrarem na garganta.

 

"A piora pode acontecer por conta das trocas bruscas de temperatura, como quando alguém está no sol quente e depois toma sorvete. Ou, ao chegar da praia com o corpo quente, ir para o ar-condicionado", explica o especialista.

 

O médico reitera a importância de tomar água com frequência ao longo do dia, principalmente durante o calor.

 

"A garganta é uma região que só trabalha bem quando está úmida. Caso haja ressecamento por falta de hidratação ou alguma doença, podemos ter inflamações da mucosa, dores e sensações de inchaço ao engolir", ressalta.

 

 

Otites e ouvido tapado

 

Outro grande afetado durante as férias pode ser o ouvido, que sofre tanto por conta das otites - processo inflamatório e infeccioso que acontece por conta do tempo excessivo que as pessoas passam na água - como em decorrência dos incômodos causados ao descer a serra em direção ao litoral, por exemplo.

 

Dr. Gilberto detalha como é possível evitar o problema, mantendo livre a comunicação do nariz com o ouvido, chamada de "tuba auditiva".

 

Para evitar as otites, o médico indica algumas recomendações básicas:

 

1 - Enxugue os ouvidos com a ponta da toalha, sem esfregar, após nadar;

 

2 - Não utilize hastes flexíveis ou qualquer objeto dentro dos ouvidos. Eles podem causar feridas na pele, retirar a camada protetora de cera e aumentar a probabilidade de infecção;

 

3 - Evite mergulhar em água suja;

 

4 - Para quem tem otites recorrentes, é recomendável utilizar protetores auriculares de silicone;

 

5 -  Procure não passar um longo período dentro da água.

 

 

Alergias respiratórias

 

Cerca de 30% da população brasileira possui algum tipo de alergia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para aqueles que apresentam o problema, o verão costuma ser uma estação mais delicada, podendo potencializar crises e desconfortos.

 

"Apesar de as alergias respiratórias estarem associadas a outras estações do ano, devemos lembrar que é no verão que temos exposição a mudanças bruscas de temperatura, ao ar seco do ar-condicionado e a ambientes com muitos ácaros, que ficaram fechados por longos períodos de tempo, como casas de veraneio", explica Dra. Cristiane.

 

A especialista destaca que, para um diagnóstico correto e completo, é importante que o médico pesquise o histórico clínico do paciente, bem como o familiar. Dessa forma, ele poderá identificar a causa da alergia.

 

Confira abaixo algumas dicas para diminuir as chances de crise:

 

1 - Tomar bastante água;

 

2 - Realizar lavagens nasais frequentes com soro fisiológico para hidratar as mucosas;

 

3 - Limpar bem a casa ou o ambiente que irá utilizar;

 

4 - Optar por aspirar e passar pano úmido em vez de varrer os locais;

 

5 - Sempre que possível, colocar travesseiros e edredons no sol;

 

6 - Evitar objetos que acumulem pó nos quartos, como cortinas, tapetes e carpetes;

 

7 - Limpar com frequência os filtros de ar-condicionado;

 

 

 

Veja também: Agrotalk: Como será o Verão 21/22 para a agricultura

+ mais notícias