Oferecido por
Foto: iStock
O inverno em Cuiabá é marcado por altíssimas temperaturas, muitas vezes acima dos 38°C e tempo seco, com baixos índices de umidade relativa do ar. A estiagem agrícola, ou seja, chuva de 10 mm em um dia, já durava 89 dias na capital de Mato Grosso.
Depois de quase 3 meses, chuva volumosa atingiu Cuiabá
Felizmente este cenário mudou nesta quinta-feira (09), a chuva começou na madrugada e se estendeu até o começo da manhã. Antes da chuva começar, à 01h da manhã, a temperatura era de 30 °C no Aeroporto Internacional de Cuiabá; quando a chuva começou, na hora seguinte, caiu para 24°C.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 42,8 mm no Jardim Liberdade, Cuiabá, o que representa 83% de toda a chuva prevista para setembro.
Vale ressaltar que outros municípios do estado também registraram chuva volumosa, os acumulados variaram de 50 a 60 mm em Campo Novo do Parecis, São José do Rio Claro, Nova Maringá e Juína. Essa chuva foi provocada por ventos que conectam a umidade da região Amazônica junto à frente fria que atua entre o Paraná e São Paulo, impulsionados pelas temperaturas altas.
Chuva diminui e calor aumenta no final de semana
Nesta sexta-feira (10), pancadas de chuvas pontuais ainda ocorrem no estado, inclusive na Capital. Já a partir de sábado, a chuva fica restrita ao noroeste e norte matogrossense, a medida que o tempo volta a ficar firme em Cuiabá.
Temperaturas acima dos 40°C já são previstas a partir do próximo domingo (12).