Oferecido por
Foto: iStock
O estado do Espírito Santo tem registrado uma estiagem prolongada e pouca chuva, principalmente na metade norte do estado. Na região de Linhares, a situação é a mais crítica, entre 70 e 90 dias sem chuva significativa. Já na faixa sul, áreas mais próximas ao Rio De Janeiro e onde inclui a Capital, não chove de forma significativa entre 20 e 50 dias.
No entanto, este cenário muda: neste início de semana, atenção ao retorno da chuva volumosa no estado. A combinação de ventos nos níveis altos da atmosfera somados à entrada de umidade vinda do oceano favorecem chuvas fortes e volumosa na Grande Vitória e áreas mais próximas ao Rio de Janeiro.
Chuva forte e volumosa em Vitória
Em toda metade sul do Espírito Santo, incluindo a capital, Vila Velha, região de Alegre, Cachoeira de Itapemirim, Anchieta e áreas próximas ao Parque Nacional do Caparaó há previsão de chuva forte nesta terça-feira (31).
Modelos meteorológicos indicam acumulados de chuva entre 60 e 90 mm, mas localmente pode até passar dos 100 mm. Essa chuva pode vir em forma de temporais, trovoadas e ventos com magnitude de 55 km/h. A previsão é de céu encoberto, dia chuvoso e sem previsão de aberturas de sol; consequentemente, as temperaturas diminuem.
Chuva alcança o norte do estado!
A chuva alcança áreas do norte do estado, que são as áreas mais castigadas pelo longo período de tempo seco. Nesta terça-feira (31), o sol aparece entre muitas nuvens e há risco para chuva a qualquer hora com forte intensidade com raios e rajadas de vento.
Tempo instável no norte do Rio
A chuva também alcança áreas do estado do Rio de Janeiro nesta terça. O céu fica encoberto e a chuva acontece de forma frequente podendo vir com até forte intensidade por todo o norte fluminense. O sol ainda aparece nas demais áreas do estado e há condições para pancadas de chuva a partir da tarde.