Oferecido por
Nebulosidade sobre Brasil
A maioria das áreas do país continua com poucas nuvens e sem condições para chuva neste domingo.
Nuvens carregadas crescem sobre parte do Amazonas, sobre Roraima, Amapá, Pará e litoral do Maranhão.
Algumas nuvens de chuva se formam em áreas isoladas do litoral do Nordeste.
Muitas nuvens passam sobre o norte do RJ e o ES, mas não são de chuva.
Previsão do tempo para 04/07/2021 - domingo
No domingo, as pancadas de chuva são fortes, com raios, ao longo do dia entre o norte do Amazonas e o norte do Ceará, passando por Roraima e Amapá. Atenção aos acumulados de chuva que são elevados no norte do Pará, no Amapá e no norte do Maranhão. A maioria destas pancadas de chuva é causada por instabilidade associadas ao calor e a alta umidade. Entre o AP e o norte do PA temos a influência da Zona de Convergência Intertropical.
No leste do Nordeste também chove neste domingo, entre o litoral sul da BA e o litoral do RN. O tempo mais fechado, com chuva a qualquer hora é entre o Recôncavo Baiano, Sergipe e Alagoas. Nessas áreas, os acumulados podem ser pontualmente elevados.
Destaque para a volta da chuva entre o litoral do Paraná e a Baixada Santista, no estado de São Paulo. A chuva é a qualquer hora do dia, de maneira fraca e por vezes na forma de chuviscos. Essa chuva é causada pela umidade que vem do mar, trazida pela circulação dos ventos de uma área de alta pressão atmosférica no mar.
Há risco ainda de geada nas serras gaúcha e catarinense, na Campanha Gaúcha.
Entenda as causas da falta de chuva e a crise hídrica
Alertas meteorológicos para 04/07/2021
Alerta para o risco de temporais com raios, rajadas de vento e chuva moderada a forte no norte extremo norte do Amazonas, em Roraima, norte do Pará e no Amapá.
Atenção para o risco de chuva moderada à forte, com raios e rajadas de vento entre o norte do AM, centro norte do Pará, norte do Maranhão e extremo norte do Ceará.
Atenção para a chuva moderada a forte, com ventos que chegam aos 55km/h entre o Recôncavo baiano e o leste de SE, AL e PE.
Destaque para o ar muito seco na região central do país, com umidade relativa do ar abaixo dos 20% nos horários mais quentes do dia no oeste de GO, sul e sudeste de MT e em quase todo o MS.
Risco de geada na Campanha gaúcha e nas serras de SC e do RS.