Oferecido por
Foto: São Paulo (SP), por André C.
O tempo segue firme em grande parte do país, mais uma vez. Há mais nebulosidade entre o Amazonas, Roraima, Amapá e o norte do Pará e do Maranhão. Entre esses estados, há previsão de chuva com raios. Chove de forma mais isolada entre o nordeste da Bahia e o leste de Pernambuco.
Previsão para domingo 04/07/21
Ao longo deste domingo as pancadas de chuva são fortes e com raios entre o norte do Amazonas e o norte do Ceará, incluindo os estados Roraima e Amapá. Atenção aos acumulados de chuva que são elevados no norte do Pará, no Amapá e no norte do Maranhão.
Grande parte dessa chuva é causada por instabilidades associadas ao calor e a alta umidade, e entre o Amapá e o norte do Pará há influência da Zona de Convergência Intertropical.
No leste do Nordeste também chove neste domingo, entre o litoral sul da Bahia e o litoral do Rio Grande do Norte. O tempo fica mais fechado, com chuva a qualquer hora, entre o Recôncavo Baiano, Sergipe e Alagoas. Nessas áreas, os acumulados podem ser pontualmente elevados.
Destaque para a volta da chuva entre o litoral do Paraná e a Baixada Santista, no estado de São Paulo. A chuva acontece a qualquer hora do dia, com fraca intensidade e por vezes na forma de chuviscos.
Do sul do Ceará e da Região Norte até o sul gaúcho o tempo é firme. Há risco ainda de geada nas serras gaúcha e catarinense e na Campanha Gaúcha.
Alertas para 04/07/21
Alerta para o risco de temporais com raios, rajadas de vento e chuva moderada a forte no norte extremo norte do Amazonas, em Roraima, norte do Pará e no Amapá.
Atenção para o risco de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento entre o norte do AM, centro norte do Pará, norte do Maranhão e extremo norte do Ceará.
Atenção para a chuva moderada a forte, com ventos que chegam aos 55km/h entre o Recôncavo baiano e o leste de SE, AL e PE.
Destaque para o ar muito seco na região central do país, com umidade relativa do ar abaixo dos 20% nos horários mais quentes do dia no oeste de GO, sul e sudeste de MT e em quase todo o MS.
Risco de geada na Campanha gaúcha e nas serras de SC e do RS.
Aumento de nebulosidade e ventos de 30 a 40km/h no nordeste de SC, no leste do PR, do sul ao leste do estado de São Paulo (incluindo RMSP, Vale do Ribeira e todo o litoral), e no oeste e sul do Rio De Janeiro (incluindo a capital).