Oferecido por
Foto: Luciana Sacramento - Belo Horizonte - MG
O calorão não está dando trégua no Sudeste do Brasil. Uma grande massa de ar seco e quente ganhou força sobre boa parte da Região e a queda da umidade vai afastar ainda mais a chance de chuva.
Aquecimento nos próximos dias
Com o predomínio de uma massa de ar quente e seco sobre o Sudeste do Brasil os próximos dias serão de tempo aberto e pouca chuva na Região.
Além de impedir a formação de instabilidades locais a massa de ar quente e seco impede também a chegada das frentes frias e consequentemente a entrada de algum ar frio, o que traria um “refresco” para os estados do Sudeste. Essa situação de dias ensolarados, pouca chuva e alta temperatura persiste pelo menos até o próximo fim de semana.
Essa situação de dias ensolarados, pouca chuva e alta temperatura persiste pelo menos até o fim de semana.
A figura abaixo indica a solução de modelos meteorológicos, comparando a máxima prevista para a sexta-feira (26) com a temperatura máxima prevista para o domingo (28).
Nesta sexta-feira, o ar continua muito seco pelo interior paulista (área do mapa em vermelho) e colabora para o aumento do calor. Com a falta de nebulosidade e o sol forte, a temperatura naturalmente sobe.
Na figura a direita (domingo, 28/03 ), as cores estão mais vermelhas no estado de São Paulo e do Rio De Janeiro, o que indica temperaturas ainda mais elevadas. Vale destacar que áreas do Espírito Santo e de Minas Gerais, vão continuar com temperaturas elevadas.
"Devemos verificar o maior aquecimento nos próximos dias. O que significa que vai esquentar e fazer bastante calor nas áreas metropolitanas das capitais do Sudeste", explica André Madeira, meteorologista da Climatempo.
Leia também: Um outono sem La Niña