Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de chuva forte no Centro-Oeste no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Brasília (DF), por Edson Dantas

4 min de leitura

Foto: Brasília (DF), por Edson Dantas

 

Nuvens bastante carregadas voltaram a se formar sobre áreas de Goiás do Distrito Federal e também de Mato Grosso na tarde da sexta-feira, 12 de março, provocando fortes pancadas de chuva. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em apenas uma hora, choveu 43,0 mm em Cristalina e 35,4 mm em Silvânia. Também em apenas uma hora, choveu 40,8 mm sobre Brasília. A chuva forte na região de Brasília veio acompanhada de rajadas de vento que alcançaram 70 km/h por volta das 15 horas.


 Já o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais)  registrou 45,0 mm em cerca de 3 horas na região de Cáceres, em Mato Grosso.


O estado de Mato Grosso do Sul tem estado com predomínio de ar seco, mesmo assim, na tarde desta sexta-feira alguns núcleos de chuva foram observados ao norte do estado e também pequenas áreas de chuva no sul de Mato Grosso do Sul.

 

 

CO_instabilidade - 12-3-2021

Nuvens carregadas (manchas brancas e vermelhas) crescem em muitas áreas do Centro-Oeste na tarde de 12/3/2021

 


Risco de chuva forte no Centro-Oeste no fim de semana

 

Este é o último fim de semana do verão 2021. Outono começa no próximo dia 20 de março, às 6h38, pelo horário de Brasília.


Nesse fim de semana, o ar úmido e quente vai continuar predominando sobre a região Centro-Oeste do país e a circulação de ventos sobre o Brasil vai manter as condições para a formação de muitas nuvens carregadas por quase toda a região.


Para os estados de Mato Grosso e de Goiás e para o Distrito Federal, a previsão é de um fim de semana abafado e quente, com períodos de sol e muita nebulosidade e várias pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de fortes pancadas de chuva, tanto no sábado quanto no domingo. Rajadas de vento com até 70 km/h também poderão acontecer nesses eventos de chuva forte.


As capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília estão sujeitas a fortes pancadas de chuva neste último fim de semana do verão.


Já para o Mato Grosso do Sul há uma tendência de aumento de umidade durante o fim de semana, mas para o sábado, o tempo seco ainda deve predominar. O sol aparece forte e as condições para chuva devem se concentrar no norte do estado. Já para o domingo, há condições de pancadas de chuva a partir da tarde em praticamente todas as áreas de Mato Grosso do Sul.

 

Na capital Campo Grande, a chance de chover no sábado, 13 de março, é pequena. Porém as condições para pancadas de chuva a partir da tarde do domingo aumentam bastante.

 

MS é um dos estados da "rota dos tornados" no Brasil. Confira o podcast sobre Supercélulas e tornados

+ mais notícias