Oferecido por
Foto de Angela Ruiz, Vitória (ES)
Uma área de baixa pressão no Sudeste juntamente com uma condição de vento entre a baixa e média atmosfera vão favorecer a formação de um fluxo de umidade entre o Norte e o Sudeste do Brasil.
Por isso, até o fim de semana, a umidade alta irá contribuir para manter a ocorrência de pancadas de chuva sobre Minas Gerais e Espírito Santo. Nos próximos 5 dias, os modelos de previsão do tempo, indicam um acumulado de chuva maior entre o sul do Espírito Santo, Minas Gerais e norte do Rio De Janeiro. Até o dia 14 de março, domingo, ainda há expectativa de volumes acumulados chegando a 70mm.
Chuva volumosa
A configuração de ventos na atmosfera ainda concentra bastante umidade no Espírito Santo. Com isso, o tempo continua instável no estado
A chuva mais volumosa e forte acontece entre a quarta-feira, 10 de março, e a próxima sexta-feira, dia 12. Por causa dessas pancadas de chuva e devido aos elevados volumes de chuva ocorridos desde o início desta semana, o risco de deslizamentos de encosta é alto no centro-sul capixaba pelo menos até o fim da semana.
Confira alguns volumes acumulados nas últimas 24 horas (período entre 14h do dia 09/03 e 14h do dia 10/03), segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden):
Cariacica - estação Centro - 40,3mm
Água Doce do Norte - estação Centro - 60,4 mm
Barra de São Francisco - estação Centro - 52,5mm
Aracruz - estação jacupemba - 45,4 mm
Cachoeiro do Itapemirim - estação rio Itapemirim - 50mm
Viana - estação Jucu - 54,2 mm