Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Cheia dos rios preocupa moradores do Norte do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Thiago Bezerra - Manaus, AM

3 min de leitura

Foto de Leandro Fernandes, Manaus (AM)

 

O fluxo de ar quente e úmido ainda favorece a formação de nuvens muito carregadas no Norte do Brasil ao longo desta semana. A semana vai seguir com tempo bastante instável e com risco para temporais na Região.

 

O sol até aparece ao longo da semana, mas sempre variando com períodos mais nublados. Todos os estados da Região devem ter pancadas de chuva nos próximos dias. Os volumes devem variar entre 70 e 150mm, principalmente nas áreas do centro-norte da Região.

 

chuvap1_no (1)

 

A chuva acontece de forma frequente e o risco para temporal é maior entre o Amazonas, Pará e o Tocantins. 

 

Rio Acre abaixo da cota de alerta

Com os temporais no mês de fevereiro, o Rio Acre transbordou e trouxe muitos problemas à população local. De acordo com a Defesa Civil, neste momento o nível do Rio Acre já está abaixo da cota de alerta, mas muitas pessoas ainda estão nos abrigos que foram montados pela prefeitura. 

 

Como ainda tem previsão de mais chuva nos próximos dias, a situação segue de atenção. É válido levar em consideração não só a chuva que cai na região, mas também os afluentes e toda a rota que as águas fazem até chegar em Rio Branco

 

Nível dos rios no Pará continua subindo

O Rio Tapajós, no município de Santarém/PA, está apenas 16cm abaixo da maior cheia já registrada na região. A Defesa Civil monitora diariamente e mantém a preocupação para inundações.

 

Moradores sofrem com a cheia dos rios no Amazonas

Os moradores do Amazonas também sofrem com as cheias dos rios. A água invadiu muitas casas e, de acordo com a Defesa Civil, cerca de 45% da capital Manaus está debaixo d'águ. Com a chuva esperada para esta época do ano, os rios ainda continuam subindo. Até agora, o Amazonas já registrou 8 municípios em situação de emergência e 4 estão em alerta.

 

+ mais notícias